quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Creme do mar


Deixo aqui uma sugestão de um cremezinho muito saboroso, ligeiramente diferente daquele que em tempos aqui vos deixei.

Ingredientes:
350 gr de maruca (2 postas pequenas)
180 gr de cherne (2 postas pequenas)
150 gr de garoupa (1 posta pequena)
600 ml de caldo de peixe
100 gr de camarão cozido
1 chávena de pimento aos cubos (verde e vermelho)
1 tomate maduro sem pele e picado
3 batatas médias
1 cenoura
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
coentros picados
piri-piri
sal
azeite
croutons ou cubos de pão frito

Confecção:
Coze-se o peixe em água temperada com sal, reservando a água da cozedura. Retira-se a pele e as espinhas e corta-se em cubos. Reserva-se. Descasca-se e corta-se o camarão cozido em pedacinhos pequenos. Reserva-se.

Num tacho, aquece-se um pouco de azeite, onde se amolece a cebola e o alho, juntamente com o pimento. Adiciona-se o tomate picado. Junta-se a cenoura e as batatas cortadas e rega-se com o caldo de peixe. Reduz-se o lume e deixa-se cozinhar tapado. Reduz-se a puré com a varinha mágica, rectificam-se os temperos e junta-se um pouco de piri-piri. Incorpora-se o peixe e os camarões, envolve-se com cuidado e deixa-se cozinhar por mais alguns minutos. Serve-se o creme polvilhado com coentros frescos e com croutons ou cubos de pão frito.

Bom apetite!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sugestão alternativa

Lembram-se da calda de maçã utilizada no iogurte? E se desta vez fosse como topping de uma bolinha de gelado de baunilha? Hummm....

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Natas do céu


Precisei fazer uma sobremesa rápida e como tinha passado os olhos por esta receita decidi fazê-la, até porque tinha os ingredientes todos em casa. É um facto que "o que é doce nunca amarga", mas para a próxima darei uns "retoques" na receita.
Ingredientes:
1 pacote de natas de longa duração bem frescas
6 ovos
1 pacote de bolacha Maria
4 colheres de sopa de açúcar para as natas
2 colheres de sopa de açúcar para as claras
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de açúcar para as gemas

Confecção:
Batem-se as gemas com o açúcar, junta-se o leite e mexe-se. Leva-se ao lume a engrossar sem nunca parar de mexer. Quando engrossar retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Trituram-se as bolachas e reservam-se. Batem-se as natas com o açúcar. Levantam-se as claras em castelo, adicionando o açúcar praticamente no final. Juntam-se as claras às natas e envolve-se com cuidado. Numa taça vai-se pondo alternadamente bolacha e natas até a ultima camada de natas, onde se põe o doce de ovos. Levar ao frigorífico e servir bem fresco.

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Arroz de feijão e espinafres


Em dias mais frios, sabe muito bem um acompanhamento mais reconfortante, como é o caso deste arroz de feijão e espinafres.

Ingredientes:
1 medida de arroz agulha
3 medidas de água quente
1 frasco de feijão manteiga
1 medida de espinafres
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sobremesa de alho picado
1 cebola pequena picada
sal q.b.
piri-piri q.b.
azeite q.b.
Confecção:
Começa-se por se aquecer o azeite e refogar a cebola e o alho picado. Junta-se o arroz e deixa-se fritar um pouco. Adiciona-se a polpa de tomate e envolve-se bem. Incorpora-se o feijão manteiga (escorrido) e mistura-se bem. Junta-se a água e os espinafres, tempera-se com sal e piri-piri. Tapa-se o tacho, reduz-se o lume para o mínimo e deixa-se cozinhar até o arroz estar cozido, mantendo-o sempre bem malandrinho.
Bom apetite!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bacalhau gratinado com camarão


Deixo-vos mais um prato de bacalhau que apreciamos muito cá em casa.

Ingredientes:
800 gr de bacalhau (posta ou lombo, como preferirem)
400 gr de batatas
2 cebolas grandes
200 gr de miolo de camarão
200 ml de molho bechamel
250 ml de natas (eu uso de soja)
queijo ralado q.b.
água e leite para cozer o bacalhau
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de alhos picados
noz moscada e pimenta q.b.

Confecção:
Começa-se por cozer o bacalhau em água e leite. Depois de cozido, retiram-se as espinhas e a pele e desfaz-se em lascas. Reserva-se. Descascam-se, lavam-se e cortam-se as batatas aos palitos finos (no caso de preferirem fritar ligeiramente as batatas) ou às rodelas (no caso de se preferir dar uma ligeira cozedura), e depois de cozinhadas escorrem-se bem.

Num tacho lago, aquece-se um pouco de azeite e refoga-se a cebola e os alhos. Junta-se o bacalhau desfiado e as batatas, bem como o miolo de camarão. Envolve-se bem e dispõe-se numa travessa de ir ao forno. Numa taça, mistura-se o molho bechamel, as natas e um pouco de queijo ralado, tempera-se com um pouco de sal, pimenta e noz moscada. Verte-se o molho sobre o preparado de bacalhau e com a ajuda de uma colher, empregna-se o molho por todo o bacalhau. Vai a gratinar a forno pré-aquecido a 200º. Fica sempre bem se servido com uma boa salada.

Bom apetite!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Iogurte com maçã e canela


Não demorei muito para começar a colocar em prática algumas das receitas fantásticas do livro recentemente adquirido. A primeira foi este iogurte com maçã e canela.

Ingredientes (6 porções)
6 iogurtes naturais
12 colheres de sopa de calda de maçã e canela

Calda de maçã e canela:
380 gr de maçã descascada
1 colher de chá de canela
30 gr de açúcar mascavado escuro
80 ml de água

Confecção:
Descasca-se a maçã e crota-se em pedaços pequenos. Coloqu a maçã num tacho com os restantes ingredientes e deixe cozinhar em lume brando, durante aproximadamente 20 minutos, mexendo com regularidade.

Coloca-se metade do iogurte numa taça, seguido de uma colher de sopa de calda de maçã e canela, voltando a colocar o restante iogurte por cima. Finaliza-se com mais uma colher de sopa de calda de maçã e canela.

Bom apetite!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Bolo de frutos secos com erva doce e canela


Com o frio que se faz sentir, sabe sempre bem uma fatiazinha de bolo caseiro e uma chávena de chá. Fica aqui mais uma sugestão.

Ingredientes:
250 gr açúcar
250 gr farinha
200 gr margarina
6 ovos (as claras batidas em castelo)
1 colher de sopa de erva doce
1 colher de sopa de canela
180 gr de frutos secos variados (ao vosso gosto)
1 colher de sopa de fermento

Confecção:
Batem-se as gemas com o açúcar, junta-se a margarina. Adiciona-se a farinha e o fermento, misturando muito bem. Envolvem-se com cuidado as claras em castelo. Junta-se a erva doce, a canela e incorporam-se os frutos secos picados (eu usei nozes, amêndoas e avelãs). Leva-se a forno pré-aquecido em forma untada e polvilhada.

Bom apetite!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dourada no forno


Há muito tempo que não comia um peixinho assado no forno. Para quê esperar mais?

Ingredientes:
1 dourada com cerca de 600 gr
1 cebola grande
meio pimento verde
meio pimento vermelho
tomate a gosto (natural maduro, ou enlatado)
azeite q.b.
alho picado q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
vinagre q.b.
colorau q.b.
batatas

Confecção:
Arranja-se e escala-se o peixe. Lava-se bem e seca-se. Numa travessa de ir ao forno, coloca-se um pouco de azeite e faz-se uma cama com cebola às rodelas, tiras de pimento, o tomate aos pedaços e alho picado. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Por cima e ao centro da travessa, coloca-se o peixe. Tempera-se com um pouco de sal por dentro e coloca-se umas rodelas de cebola. Tempera-se com sal também por cima. Em redor do peixe, colocam-se as batatas aos cubos, previamente temperadas com sal e colorau. Por cima, dispõe-se um pouco mais de pimento. Rega-se com um pouco de azeite e dá-se um golpe de vinagre. Leva-se a assar, regando de vez em quando o peixe com o próprio molho e envolvendo as batatas no molho.

Bom apetite!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Hamburgueres simples


Estes hamburgueres são muito simples de fazer e são uma óptima alternativa aos hamburgueres de compra (mais saudáveis e bem mais saborosos).


Ingredientes:
Para 4 hamburgueres
440 gr de carne picada (vitela, porco, aves ou mista)
2 colheres de sopa de sopa de cebola
1 pitada de cominhos
1 pitada de noz moscada
pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de alho picado
azeite q.b.

Confecção:
Numa taça, mistura-se a carne picada com a sopa de cebola, e tempera-se com os cominhos e a noz moscada. Divide-se em 4 porções e moldam-se os hamburgueres. Numa frigideira aquece-se um pouco de azeite e fritam-se os hamburgueres. Na primeira metade da fritura, polvilham-se os hamburgueres com o alho picado e a pimenta. Nós comemos acompanhados de arroz de ervilhas, salada mista e molhos barbecue e de cebola caramelizada.

Bom apetite!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Não resisti...

... e comprei assim que o vi! Agora já posso tentar colocar em prática algumas das receitas deste local que eu tanto gosto, o GoNatural. Assim que cheguei a casa, marquei logo as delícias que quero fazer... Para além das etiquetas que se vêem na foto, ainda há mais :)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Castanhas assadas


Nós cá em casa adoramos castanhas, já aqui tinha o referido antes. Castanhas assadas acompanhadas de um belo chá em frente à lareira são um óptimo final de tarde de inverno.

Começa-se por dar um golpe profundo nas castanhas. Demolham-se as castanhas em água quente por 10 a 15 minutos. Escorre-se a água e polvilha-se generosamente com sal. Se tiver um recipiente próprio de barro para assar as castnhas (como nós temos), despejam as ditas lá para dentro e assam-se sobre as brasas, mexendo de vez em quando. Caso contrário, levam-se a assar no forno num tabuleiro.

Bom apetite!

Feijoada improvisada


O marido pediu para fazermos feijoada. De notar o pormenor 'fazerrmos'. Sim, foi uma tarefa a quatro mãos. Mas é uma feijoada improvisada, ou melhor, uma versão mais simples, porque 1. eu não gosto de pratos trabalhosos e 2. dispenso grande parte de enchidos e carnes mais 'esquisitas' que por vezes se incluem neste tipo de pratos. Apesar de ser uma versão mais simplista, não perdeu nada em sabor.

Ingredientes:
carne de porco aos pedacinhos (eu usei um resto de lombo de porco)
carne de novilho aos pedacinhos (usei a mesma carne que costumo usar para o fondue)
meio chouriço de sangue (usei de Ponte de Lima)
cerca de 100 gr de bacon em tiras
meia couve coração
2 cenouras
1 lata grande feijão manteiga
1 cebola
1 colher de sobremesa de alho picado
1 colher de sopa de polpa de tomate
colorau q.b.
cominhos q.b.
piri-piri q.b.
água q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
vinho tinto q.b.

Confecção:
De véspera, tempera-se a carne com um pouco de colorau, o alho picado e um pouco de vinho tinto. Veda-se bem e leva-se ao frigorífico. No dia, num tacho largo, aquece-se um pouco de azeite e refoga-se a cebola juntamente com o bacon. Aloura-se a carne. Adiciona-se o líquido da marinada da carne. Junta-se a cebola cortada aos cubinhos, a couve em juliana, a polpa de tomate, o feijão escorrido e o chouriço. Junta-se um pouco de água, tempea-se com sal, piri-piri e cominhos. Deixa-se cozinhar em lume brando, juntando água sempre que necessário para criar molho, ou destapando o tacho caso seja necessário apurar o molho. Serve-se com arroz branco.

Bom apetite!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bolo maravilha de maçã


Bem, assim que me deparei com este bolo no blog da Luciana (que por sua vez tinha encontrado a receita no blog da Mariana), decidi que também eu, que adoro tudo o que leva maçã, tinha que experimentar! Assim foi!

Resultado final: mais que aprovado, é delicioso! Seguinda a sugestão da Luciana, utilizei 3 maçãs em vez de duas, e polvilhei no final com canela.

Ingredientes:
Bolo
1/2 chávena de açúcar
1/4 chávena de açúcar demerar
1 chávena + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
60ml de óleo
60ml de leite
3 ovos
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Maçãs
3 maçãs
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) açúcar demerara para polvilhar
canela para polvilhar (opcional)

Confecção:
Descascam-se e cortam-se as maçãs em fatias finas. Numa frigideira grande derrete-se a manteiga e o açúcar e juntam-se as maçãs, com cuidado para as fatias não ficarem sobrepostas. Deixam-se as maçãs na frigideira até que estejam ligeiramente caramelizadas. Retiram-se e reservam-se. Pré-aquece-se o forno a 160ºC.

Batem-se as gemas e os açúcares até formar um creme claro. Acrescenta-se o óleo. Quando formar um creme homogéneo, acrescenta-se a baunilha e a pitada de sal. Adiciona-se a farinha peneirada aos poucos e o fermento. Mexe-se envolvendo os ingredientes e junta-se o leite e um pouco do líquido das maçãs reservadas. Por último, batem-se as claras em castelo e com cuidado envolvem-se na massa. Unta-se e polvilha-se uma forma de bolo inglês. Despeja-se metade da massa, cobre-se com uma camada de fatias de maçã (ligeiramente sobrepostas), outra camada de massa por cima e, para finalizar, o restante da maçã. Antes de ir para o forno, polvilha-se o bolo com açúcar demerara, para caramelizar, e canela.

Bom apetite!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Capunti com molho "redon"


Ora aqui está um prato elaborado! Claro que não!!! Há coisa mais simples de fazer do que um reconfortante prato de massa? Como o próprio nome indica, o ponto de partida foi a necessidade de aproveitamento de "restos de ontem" :), no caso, umas fatias de lombo de porco assado.

Nada mais simples: cozi a massa em água ferevente com sal (no caso, foi capunti mas pode ser qualquer massa). Numa frigideira, salteei umas tirinhas de chourição, a carne cortada em cubinhos e cenoura cozida também aos cubinhos. Juntei um pouco de polpa de tomate diluída num pouco de água e vinho branco (para criar molho), temperei com sal, pimenta e mangericão picado. Depois de cozida, escorri a massa e juntei-a o ao recipiente com o molho, envolvendo bem. Por fim, piquei grosseiramente ovo cozido e dispus por cima da massa já no prato individual.

Bom apetite!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Tostinhas com manteiga de alho e fiambre


Outra hipótese de entradinhas rápidas que segue o memso princípio das tostinhas de tomate e mozzarella são estas tostinhas. Corta-se o pão em fatias diagonais. Entretanto, derrete-se um pouco de manteiga com alho picado. Barram-se as tostinhas com esta manteiga, por cim colocam-se cubinhos de fiambre e um pouco de queijo emmental em fios. Leva-se ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal durante alguns minutos até o queijo derreter.

Bom apetite!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Doce de bolacha e café


Esta receita é super básica e é perfeita para uma sobremesa rápida. Ainda por cima dá para fazer antecipadamente e ter guardad no congelador ou arca para uma emergência. Pode ser servida em fatia ou assim "às colheradas". Aviso à navegação: tem uma textura densa e compacta, e um fantástico sabor a café.

Ingredientes:
250 gr de manteiga à temperatura ambiente
250 gr de açúcar amarelo
250 gr de bolacha torrada moída
6 gemas
1 café forte

Confecção:
Numa tigela mistura-se a bolacha com a manteiga, o açúcar, as gemas e o café. Mistura-se tudo muito bem. Coloca-se num pirex com tampa e leva-se ao congelador. Quem preferir, pode alternativamente colocar numa forma rectangular forrada com papel de alumínio, tapando bem também com papel de alumínio. Retirar cerca de 30 a 40 minutos antes de servir.

Bom apetite!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Tostinhas de pesto, tomate e mozzarella


Esta entrada é frequente cá em casa. É muito simples, rápida e saborosa. Basta cortar uma baguete em fatias na diagonal, barrar cada uma com um pouco de molho pesto, colocar por cima uma fatia de tomate e terminar com uma fatia de mozzarella. Leva-se ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal o tempo suficiente para o queijo derreter. Servir de imediato.

Bom apetite!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Delícia de suspiros com frutos vermelhos


Deixo agora uma delícia cuja receita me foi dada pela minha querida amiga e madrinha de casamento T. Para não fugir à regra, trata-se de uma receita super fácil, rápida e muito saborosa.

Ingredientes:
2 pacotes e natas frescas (as tais em saquinhos)
180 gr de suspiros
200 gr de frutos vermelhos congelados (desta vez usei apenas framboesas, e usei 300 gr)
1 colher de sopa de açúcar

Modo de confecção:
Batem-se as natas bem frias juntamente com o açúcar. Partem-se grosseiramente os frutos semi-congelados e juntam-se às natas. Desfazem-se também grosseiramente os suspiros (basta apertar entre os dedos) e envolvem-se nas natas. Leva-se ao congelador para solidificar. Retira-se cerca de 30 minutos antes de servir. Decorar a gosto!

Bom apetite!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Grande prazer


Que eu gosto de cozinhar, não é novidade. Que a cozinha para mim é muitas vezes um laboratório e também um local de terapia, onde me liberto de stresses quotidianos, também não é novidade. Como também não é novidade nenhuma que adoro, do fundo do coração, receber amigos em casa.

Para mim, não é obrigação ou frete algum cozinhar para amigos. É uma experiência de pura entrega, do fundo do coração. É dar-lhes um pouco de mim. Saber que proporciono a essas pessoas momentos de prazer, através dos pratos e iguarias que com tanto amor e carinho lhes preparo, é para mim também motivo de uma enorme felicidade.

Para essas ocasiões, que para mim são sempre especiais e únicas, todos os detalhes importam, porque cada pormenor é o espelho do que sinto por essas pessoas que tão importantes são para mim. Estarmos na companhia de quem nos é mais querido, em ambiente de pura amizade e alegria, é das maiores experiências de paz e felicidade que se pode viver.

No sábado, vieram cá a casa os nossos queridíssimos P., R. e a nossa princesa J.. Não fazem parte da nossa família de sangue, mas sim da família do coração. A foto ilustra a mesa no início da sua preparação. Simples, mas cheia de amor e vida.

Hoje, amanhã e sempre, com os Amigos... pelos Amigos.


sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Choquinhos com cebolada de pimentos


Há muito tempo que não fazia choquinhos e tinha uma embalagem na arca. Desta vez, resolvi fazer assim:

Ingredientes:
Chocos pequenos limpos (eu usei uma embalagem congelada, poderão usar frescos; também dá com argolas de lulas)
1 chávena de tiras de pimentos fininhas (verde e vermelho)
1 cebola cortada em meias luas finas
4 dentes de alho em lâminas finas
sal e azeite q.b.
vinagre q.b.

Confecção:
Numa frigideira ou tacho anti-aderente, aquece-se o azeite. Refoga-se a cebola, o alho e os pimentos. Juntam-se os choquinhos lavados e bem escorridos. Envolve-se bem, mantendo em lume alto. Tempera-se com um pouco de sal. Deixa-se cozinhar até os choquinhos estarem tenros. No final da cozedura, borrifa-se com um pouco (muito pouco) de vinagre.

Eu servi sobre uma cama de batatas aos cubos salteadas.

Bom apetite!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Tamboril com molho de manjericão


Esta receita foi retirada... do saco onde vem o Jornal "Expresso"! É mesmo! Nas últimas duas semanas, o saco trazia publicidade às natas Alpro Soya (nada mais, nada menos, do que a marca que uso), e esta é uma das receitas.

Fiz algumas alterações (já vos digo quais), mas transcrevo a receita completa e original:

Ingredientes:
+- 400 gr de tamboril (eu usei lombos)
sal e pimenta
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de margarina (eu usei Becel cozinha)
1/2 cebola bem picada
1 dente de alho bem picado
pimenta preta
100 ml vinho branco seco
1 mão-cheia de folhas de manjericão (eu, preguiçosa, usei molho pesto de compra!, 2 colheres)
100 ml de natas de soja Alpro

Confecção:
Corte o tamboril em fatias (não cortei) e passe pela farinha. Tempere com sal e pimenta (primeiro temperei, depois passei pela farinha). Aqueça a margarina numa frigideria e frite o tamboril 2 minutos de ambos os lados. Retire e mantenha quente. Reduza o lume e aloure a cebola e o alho. Adicione o vinho branco e o majericão (no meu caso, o pesto). Deixe apurar e junte as natas. Bata o molho com a varinha mágica (pulei esta parte). Coloque os pedaços de tamboril nos pratos e verta o molho por cima (eu voltei a colocar o peixe na frigideira para envolver bem). Sirva com arroz branco (eu servi com arroz de amêndoas).

Bom apetite!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pizza La Reine


Há dias em que os apetites são incontornáveis... e quando o cenário é estar descontraidamente sentada à lareira a comer uma boa fatia de pizza, nada mais resta senão meter mãos à obra. Confesso que nós somos mais fãs de massas finas e crocantes, mas esta massinha fofa também é muito boa. Acima de tudo, é muito simples de se fazer.

Ingredientes:
200 gr de farinha (eu pus mais um pouco "a olhómetro" enquanto amassava a massa)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
30 gr margarina
1 dl leite
1 dl água
sal

Recheio a gosto (neste caso foi:)
200 gr de molho de tomate com basílico
200 gr de queijo mozzarella em fios
90 gr de fiambre em cubos
tirinhas de pimentos vermelho e verde
1 cebola pequena
orégãos q.b.

Confecção:
Numa tigela, mistura-se a farinha com o fermento e o sal. Abre-se uma cova no meio e coloca-se a margarina, o leite e a água. Amassa-se até a massa ficar lisa e macia (eu fui colocando mais farinha aos poucos até a massa deixar de ficar grudenta). Deixa-se repousar um pouco. Numa superfície enfarinhada, estende-se a massa com a altura e dimensão desejadas. Cobre-se com o molho de tomate e o queijo, tendo o cuidado de pincelar o rebordo da massa com azeite para não queimar durante a cozedura. Por cima, coloca-se o fiambre, as tiras de pimento e os cubos de fiambre e polvilha-se com oregãos. Leva-se a assar em forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 20/25 minutos minutos (dependendo do forno).

Bom apetite!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Frango com cerveja


Nada mais simples do que este frango com um molho cremoso de cerveja... É mais uma das versões que por aí correm e faz uso da já bem conhecida sopa de cebola.

Ingredientes:
1 frango partido aos pedaços
1 pacote de sopa de cebola instantânea
200 ml de natas (mais uma vez, e como sempre, usei de soja)
1 garrafa de cerveja (usei Super Bock Green)
coentros frescos para polvilhar
azeite q.b.
1 cebola picada

Confecção:
Começa-se por alourar uma cebola finamente picada num pouco de azeite. Aloura-se os epdaços de frango. Junta-se o conteúdo da sopa de cebola e rega-se com a cerveja. Envolve-se bem, reduz-se o lume e deixa-se cozinhar em lume brando durante cerca de 10 minutos. Adicionam-se as natas, dá-se uma mexida e volta-se a tapar. No final da cozedura, polvilha-se com coentros frescos picados. O acompanhamento é a gosto (desta feita, foi servido com puré de batata).

Bom apetite!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Caracol de maçã e nozes picadas


Encontrei esta receita no site da Vaqueiro. Mais uma que está aprovada, é óptima para acompanhar uma boa chávena de chá!

Ingredientes:
360 gr de farinha
1 colher de chá de sal
100 g de açúcar demerara (quem preferir pode usar açúcar normal)
1 saqueta de levedura seca
40 g de Vaqueiro Líquida (eu usei Becel Cozinha)
1 ovo
1,5 dl de leite
1 frasco de doce de maçã
canela em pó
50 gr de nozes picadas
açúcar em pó

Confecção:
Deite a farinha, o sal, o açúcar e a levedura seca numa tigela. Misture bem e abra uma cavidade ao meio. Deite aí a Vaqueiro Líquida, o ovo e o leite quente. Mexa com uma colher de pau até todos os ingredientes estarem ligados e a massa se soltar das paredes da tigela. Coloque a massa sobre a bancada de cozinha enfarinhada e amasse um pouco com as mãos até a massa estar macia e lisa. Estenda com o rolo da massa numa placa com cerca de 1 dedo de espessura. Barre a superfície com o docede maçã, polvilhe com canela em pó e salpique com as nozes picadas. Enrole como se fosse uma torta, molde em caracol e coloque sobre uma base enfarinhada. Tape com um pano e deixe levedar em local quente durante 1 hora. Entretanto ligue o forno e regule-o para os 180 °C.Coza durante cerca de 35 minutos (depende do forno... o meu cozeu em menos tempo, é questão de irem espreitando). Quando retirar do forno, polvilhe com açúcar em pó.

Bom apetite!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Depois da banana... o abacaxi dourado! :)


E que tal experimentar uma coisa parecida, mas com umas rodelas de abacaxi? Fica bom, é verdade, mas confesso que prefiro o resultado conseguido com a banana. Os passos são muito simples: cortam-se e arranjam-se as rodelas de abacaxi (eu uso fresco, que me desculpem mas prefiro abacaxi a ananás, e não gosto de ananás enlatado). Polvilham-se as rodelas com um pouco de açúcar (branco ou amarelo, fica ao vosso critério). Entretanto, aquece-se numa frigideira anti-aderente um pouco de manteiga sem sal, e colocam-se as rodelas de fruta. Polvilha-se com canela a gosto e deixa-se alourar. Serve-se com uma bola de gelado (no caso, de baunilha).

Bom apetite!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Penne al forno


Deixo-vos agora um sugestão de um prato de massa no forno.

Ingredientes:
Carne picada
Cebola picada
Alho picado
Cenouras cozidas aos cubinhos
Fiambre aos cubos
Cogumelos laminados
Polpa de tomate
Vinho branco
Sal, pimenta, oregãos e sementes de coentros q.b.
Noz moscada q.b.
Azeite q.b.
Molho bechamel
Queijo para gratinar
Massa (penne)

Modo de confecção:
Numa frigideira, aquece-se um pouco de azeite. Num almofariz, esmagam-se as sementes de coentros. Colocam-se as sementes no azeite quente para abrir o sabor, juntamente com os oregãos. Refoga-se brevemente a cebola e os alhos. Aloura-se a carne picada e tempera-se com sal e pimenta. Juntam-se os cogumelos e as cenouras, bem como a polpa de tomate. Envolve-se bem, rega-se com um pouco de vinho. Rectificam-se os temperos e deixa-se cozinhar. Entretanto, coze-se a massa em água fervente com sal. Depois de cozida, escorre-se.

Dispõe-se a massa num tabuleiro de ir ao forno, e por cima coloca-se o recheio. Verte-se o molho bechamel (previamente temperado a gosto com sal, pimenta e noz moscada) e envolve-se bem. Polvilha-se com queijo para gratinar e leva-se ao forno pré-aquecido. Serve-se com salada.

Bom apetite!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Bolinhas de frango


Tinha 3 peitinhos de frango pequeninos e não sabia que fim dar-lhes. Optei por transformá-los nestas saborosas bolinhas, que poderão servir com uma salda ou até como aperitivo.

Ingredientes:
3 peitinhos de frango cozidos
1 linguicinha picante
1 cebola picada
1 mão-cheia generosa de coentros frescos
1 cenoura ralada
pão ralado q.b.
óleo q.b. (se se optar pela fritura)

Modo de confecção:
Num robot de cozinha, trituram-se os peitinhos de frango cozidos e cortados aos pedaços, a cenoura ralada, os coentros, a linguiça aos pedaços e a cebola. Moldam-se bolinhas que se passam por pão ralado e fritam-se em óleo quente, ou levam-se ao forno até dourarem.

Bom apetite!

sábado, 8 de novembro de 2008

Bacalhau no forno com alho francês e cenoura


Nós cá em casa adoramos bacalhau. A versatilidade deste alimento permite variadíssimas formas de confecção, sendo esta que aqui vos deixo apenas uma delas. Espero que gostem!
Ingredientes:
2 lombos de bacalhau
1 litro de leite
250 gr de batata palha
200 ml de molho bechamel
200 ml de natas de soja
3 cenouras raladas
1 alho francês cortado em juliana fina
1 cebola grande
sal, pimenta e noz moscada q.b.
queijo para gratinar q.b.
pão ralado q.b.

Confecção:
Coze-se o bacalhau em leite. Depois de cozido, retiram-se as espinhas e desfia-se. Reserva-se. Num tacho largo, aquece-se um fio de azeite e refoga-se a cebola. Junta-se a cenoura ralada e o alho francês, envolvendo bem para amolecer. Junta-se a batata palha, mexe-se bem e deixa-se cozinhar até a batata começar a amolecer. Adiciona-se o bacalhau desfiado e envolve-se. Entretanto, numa taça mistura-se o molho bechamel e as natas, temperando a gosto com sal, pimenta e noz moscada. Misturam-se 2 colheres bem cheias de queijo própio para gratinar.

Numa travessa de ir ao forno, coloca-se o preparado de bacalhau e por cima despeja-se o molho bechamel. Com a ajuda de um garfo, aconhchega-se o bacalhau de forma a que o molho impregne bem. Polvilha-se com pão ralado e leva-se ao forno (pré-aquecido) a dourar. Serve-se com uma boa salada.

Bom apetite!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Banana dourada


Deixo-vos uma sugestão para uma sobremesa super rápida.

Ingredientes:
banana
manteiga sem sal q.b.
açúcar amarelo q.b.
mel q.b.
nozes picadas q.b.
canela q.b.
gelado de baunilha q.b.

Modo de confecção:
Descascam-se as bananas e retiram-se os fios. Cortam-se longitudinalmente. Numa firgideira anti-aderente, aquece-se manteiga sem sal e colocam-se as bananas. Polvilha-se com açúcar amarelo e deixam-se alourar de ambos os lados. Colocam-se num prato de servir e, para os mais gulosos, regam-se com um fio de mel. Polvilha-se com canela e nozes picadas. Servem-se de imediato com uma bolinha de gelado de baunilha.

Bom apetite!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lombo de porco assado com castanhas


Eu adooooooro castanhas, é uma verdadeira perdição para mim. Assadas, cozidas ou incorporadas noutros pratos, não recuso nunca! Deixo-vos esta sugestão de lombo de porco assado com castanhas, que fica uma delícia.

Ingredientes:
1 lombo de porco limpo
150 gr de castanhas cozidas e peladas
Batatinhas q.b.
2 cebolas
6 dentes de alho grandes
1 mão cheia de coentros frescos
azeite q.b.
cominhos q.b.
gengibre q.b.
noz moscada q.b.
sal q.b.
colorau q.b.
molho inglês q.b.
vinho tinto q.b.
pimenta q.b.
piri-piri q.b.

Modo de confecção:
De véspera, prepara-se a pasta com que se vai barrar o lombo, colocando e triturando num robot de cozinha uma das cebolas, os alhos, um fio de azeite, os coentros, o molho inglês, o piri-piri, a pimenta, o gengibre, a noz moscada e o colorau. Barra-se o lombo com sal, depois com a pasta e rega-se com um pouco de vinho. Veda-se bem e leva-se ao frigorífico para tomar gosto.

No dia, dá-se uma pequena cozedura prévia às batatas (eu não tirei a pele) e cozem-se as castanhas, se for o caso (eu usei já cozidas e peladas da marca Continente). Coloca-se num fundo de uma travessa de ir ao fonro um fio de azeite, uma camada de cebola às rodelas, e o lombo. Rega-se com a marinada. A meio da cozedura, junta-se as batatas em redor do lombo, assim como as castanhas. Ir regando com o próprio molho, e se necessário juntar um pouco mais de vinho.

Bom apetite!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Bolachinhas de garfo

Esta receita (que por sua vez veio daqui) está mais que aprovada, e é tão fácil, mas tão fácil de fazer...

Ingredientes:
125 gr de açúcar (para a próxima corto um pouco - 110 gr)
125 gr de manteiga (usei Becel cozinha)
250 gr de farinha
1 ovo
Açúcar para polvilhar

Modo de confecção:
Amassar bem todos os ingredientes. Formar pequenas bolinhas e enrolá-las em açúcar. Pisar por cima com um garfo. Colocar num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal (que se polvilha com farinha) e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15/20 minutos (eu desliguei o forno e deixei-as descansar um pouco mais com o forno desligado e fechado antes de retirá-las).

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aviso à navegação!

Por falta de tempo para o alimentar, o blog vai ter que ficar em "banho-maria" durante uns dias. O volume extraordinário de trabalho e outros afazeres da minha vida pessoal não me deixam, infelizmente, muito tempo para o blog.

No que depender de mim, prometo voltar em breve!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Strogonoff de perú com alho francês


Ora aqui deixo uma variante do tradicional strogonoff. É muito fácil de fazer e saborosa.

Ingredientes:
250 gr de bifes de perú cortados em tirinhas finas
150 gr de alho francês cortado em rodelinhas
1 lata pequena de cogumelos laminados
200 ml de natas (eu uso sempre de soja)
flor de sal q.b.
pimenta q.b.
azeite q.b.
gengibre q.b. (em pó ou fresco ralado)
1 colher de sobremesa de molho inglês
piri-piri q.b.
alho moído a gosto

Confecção:
Começa-se por arranjar e cortar os bifes, assim como o alho francês. Aquece-se um pouco de azeite e salteeia-se a carne juntamente com o alho. Junta-se o alho francês e e tempera-se com flor de sal, pimenta, gengibre, o molho inglês e piri-piri. Adicionam-se os cogumelos, envolve-se bem e reduz-se o lume, deixando cozinhar durante alguns minutos. Por fim, junta-se as natas, tapando e deixando cozinhar até o molho engrossar um pouco e a carne e o alho francês estarem bem macios.

Bom apetite!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Rolinhos de massa filo com frango e alho francês


Bem, descobri mais uma solução para refeições rápidas! Nada como aproveitar umas folhinhas de massa filo, fazer um recheio ao gosto de cada um e saborear calmamente...

Ingredientes (para 4 rolinhos):
5 folhas de massa filo sobrepostas
150 gr de fiambre de frango fatiado (ou sobras de frango desfiadas)
1 latinha pequena de cogumelos
1 alho francês
1 colher de sopa de pão ralado
azeite q.b.
flor de sal q.b.
alho moído q.b.
pimenta q.b.

Confecção:
Começa-se por cortar o alho francês em rodelas muito fininhas e lavar-se bem. Corta-se o fiambre às tirinhas e reserva-se. Numa frigideira, aquece-se um fio de azeite e salteia-se o alho francês com os cogumelos laminados e o fiambre. Tempera-se a gosto com sal, pimenta e alho moído. No final, envolve-se uma colher de sopa de queijo ralado.

Entretanto, sobrepõem-se 5 folhas de massa filo, que se cortam em 4. Em cada quadradinho, coloca-se um pouco de recheio e enrolam-se os charutinhos, humedecendo com um pouquinho de azeite as extremidades para selar. Vai a forno pré-aquecido por alguns minutos até dourar. Sugere-se servir com uma salada a gosto!

Bom apetite!

domingo, 12 de outubro de 2008

Tiras de pota à Lagareiro


Nem só o bacalhau costuma ser feito à Lagareiro. Desta vez, foram umas tiras de pota que ficaram uma delícia!

Ingredientes:
Tiras de pota
Batatas pequenas
Cebola
Azeite
Alho picado
Vinagre de cidra
Flor de sal

Modo de confecção:
Lavam-se bem as tiras de pota e reservam-se. Lavam-se igualmente bem as batatas, as quais se levam a uma breve cozedura num tacho com água temperada fervente temperada com um pouco de sal (lembrem-se que as batatas irão ao forno com sal grosso, por isso tenham cuidado com o sal que colocam nesta água). Depois de escorridas, dispõem-se as batatas no tabuleiro do forno, e envolvem-se generosamente em sal grosso. Levam-se ao forno a assar.

Aquece-se uma chapa de grelhar (ou acendem-se as brasas, se tiverem tempo e assim o preferirem). Grelham-se as tiras de pota temperadas com flor de sal.

Entretanto, aquece-se azeite, ao qual se junta o alho picado. No final, junta-se um pouco de vinagre de cidra (para 2 dl de azeite, 1 colher de sopa de vinagre).

Uma vez assadas, dá-se um murro em cada batata. Numa travessa de servir, colocam-se as batatas e por cima as tiras de pota, regando com o azeite aromatizado. Por fim, dispõem-se rodelas de cebola por cima.

Bom apetite!

sábado, 11 de outubro de 2008

Filetes crocantes com arroz de feijão e espinafres


Cá em casa somos "arrozeiros" e adoramos peixe! Esta combinação desta vez tomou a forma de uns saborosos filetes com um arroz malandrinho!

Ingredientes:
Filetes (no caso, foram de maruca)
Ovo batido
Pão ralado
Farinha
Pimenta
Flor de sal
Sumo de limão
Alho moído
Salsa em pó, coentros em pó, tomilho
Arroz
Cebola
Feijão encarnado
Espinafres
Água q.b.
Polpa de tomate

Modo de confecção
Começa-se por temperar os filetes com uma pitada de flor de sal, alho moído, pimenta moída no momento e sumo de limão.
Num tacho largo, aquece-se um pouco de azeite, aloura-se a cebola e o alho e junta-se um pouco de polpa de tomate. Envolve-se o arroz, adiciona-se o feijão escorrido e os espinafres. Junta-se água quente q.b. (de forma a manter um arroz malandrinho), tempera-se a gosto. Reduz-se o lume e deixa-se cozinhar.

Num prato fundo, mistura-se o pão ralado com a salsa e os coentros em pó, e o tomilho. Passam-se os filetes por farinha, ovo e pela mistura de pão ralado, e fritam-se em óleo bem quente (ou alternativamente levam-se ao forno numa travessa forrada com papel de alumínio). Serve-se com uma salada mista.

Bom apetite!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Arroz de Mar


Apesar de ser bastante organizada na cozinha, designadamente no que se refere à gestão das compras, por vezes dou por mim a abrir a gaveta da arca e encontrar perdidos 1 lombo de salmão, 2 postas pequeninas de peixe, meia dúzia de camarões pequeninos... Puxa-se pela cabeça e qualquer coisa se arranja, certo? Que tal um Arroz de Mar, aceitam a sugestão?

Ingredientes:
Os já referidos :)
Arroz
Tomate maduro em cubos
Cebola e alho picados
Vinho branco q.b.
Flor de sal q.b.
Picante q.b.

Modo de confecção:
Começa-se por cozer brevemente os peixes num tachinho com água temperada com um pouquito de sal. Retira-se e lascam-se os peixes, reservando a água da cozedura. Entretanto, faz-se um refogado num tacho largo, ao qual se junta o tomate. Refresa-se com um pouco de vinho branco. Incorpora-se o arroz. Adiciona-se água suficiente de acordo com a quqantidade de arroz utilizada (mais uma vez, quer-se um arroz malandrinho), aproveitando a água da cozedura dos peixes. Junta-se o peixe e rectificam-se os temperos, deixando cozinhar, tendo sempre cuidado de manter o arroz malandro.

Bom apetite!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Esparregado de nabiças


Conforme prometido, aqui deixo a receita do esparregado de nabiças que preparei como acompanhamento dos bifes com molho de cerveja. A receita foi retirada da Revista "Cozinha Vegetariana" n.º 26 de Maio de 2006.

Ingredientes:
1 molho de nabiças tenras
sal
4 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de farinha
0,5 dl de leite
2 ovos cozidos (um para picar outro para decoração às rodelas)

Modo de confecção:
Depois de bem lavadas, cozem-se as nabiças em água com sal, durante cinco minutos. EScorre-se a água e cortam-se as nabiças em pedacinhos pequenos. Num tacho, aquece-se o azeite, acrescentam-se os alhos emagados e deixa-se alourar em lume brando. Adiciona-se então a farinha e mexe-se muito bem para a dissolveer completamente.

Incorporam-se as nabiças picadas ao preparado anterior, mexendo muito bem. Acrescenta-se o leite e deixa-se cozinhar por mais 5 minutos em lume brando, sem deixar de mexer. Tritura-se tudo a varinha mágica. Envolve-se o ovo picado e transfere-se para o prato de servir, decorando com as rodelas e ovo cozido.

Bom apetite!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Bifes com molho de cerveja


Mais uma receita retirada de uma revista, desta vez da "Saúde à Mesa", edição 6 de Setembro de 2006. Confesso que os bifes não são presença assídua cá em casa, mas feitos desta forma são uma delícia graças a este molho fantástico.

Ingredientes:
4 bifes de vaca com 150 gr cada
1,5 dl de cerveja
3 dentes de alho
1 iogurte natural (a única alteração que fiz foi substituir o iogurte por natas de soja porque tinha um pacote aberto que precisava ser utilizado)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de sal
tomilho e pimenta q.b.

Modo de confecção:
Descascam-se e picam-se os dentes de alho gorsseiramente. Numa taça, mistura-se a cerveja, os dentes de alho, o molho inglês, o sumo de limão, o açúcar, o tomilho picado a gosto, o sal e a pimenta, e deixam-se marinar os bifes neste preparado durante 30 minutos.

Leva-se uma frigideira ao lume como o azeite, junta-se os bifes escorridos e passam-se de ambos os lados a gosto. Retiram-se os bifes e junta-se o molho da marinada à frigideira, adicionando o iogurte (no meu caso, as natas), deixando cozinhar mexendo lentamente até reduzir.

Rectificam-se os temperos do molho e vertem-se sobre os bifes. Para acompanhamento escolhi batatinhas salteadas e esparregado de nabiças (cuja receita chega amanhã!)

Bom apetite!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Arroz à Valenciana


Existem diversas receitas de arroz à Valenciana disponíveis, econfesso que não sei dizer como reza a receita verdadeiramente original. Deixo aqui a minha versão - ou melhor dito, a versão que foi feita desta vez, porque este é um prato que permite sempre uma ou outra alteração consoante os ingredientes de que dispomos.

Desta vez, não tinha programado fazer este prato, mas ao ter algumas coisas 'soltas' pelo firgorígico que precisava 'despachar', e uma vez que o meu marido há muito me pedia um arrozinho destes, assim o fiz.

Desculpem as unidades de conta, mas se para mim já é difícil dar as receitas com quantidades certas, então nestas condições - de aproveitamento - mais difícil se torna!

Ingredientes:
2 coxinhas de frango
1 bifinho de novilho cortado em tirinhas
1 mão cheia de argolas de lulas
1 mão cheia de camarão cozido
1 mão cheia de amêijoas
5 delícias do mar
6 salsichas cortadas em rodelas
3 cenouras cortadas em rodelinhas
5 vagens de feijão verde cortadas às tiras pequenas
1,5 chávena de ervilhas
2 tomates maduros cortados em cubos
1 tira de pimento picado
1 cebola picada
alho picado q.b.
sal, pimenta, açafrão, azeite q.b.
água quente q.b. (em função da quantidade de arroz que coloquem, sendo que deverão garantir um arroz malandrinho)
arroz agulha

Modo de confecção:
Num tachinho pequeno, cozem-se as cozinhas de frango em água e um pouco de sal. Depois de cozidas, desfazem-se em tiras, que se reservam. Num tacho largo, aquece-se o azeite e aloura-se a cebola e o alho. Junta-se o pimento e o tomate. Adiciona-se o açafrão a gosto. Deita-se as tirinhas de novilho e deixa-se cozinhar. Junta-se-se as ervilhas, as cenouras e o feijão verde e envolve-se bem. Incorpora-se o frango previamente desfiado, o arroz e as salsichas, e por fim o arroz, envolvendo-se tudo. Junta-se a água quente e tempera-se com sal e pimenta a gosto. A 2/3 da cozedura, colocam-se as ameijoas, os camarões inteiros e as delícias. Deixa-se cozinhar mais um pouco e já está!

Bom apetite!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

6 de Outubro...

... o dia em que nos tornámos oficialmente 'husband & wife'! Feliz aniversário!

Love you!

domingo, 5 de outubro de 2008

Bolo de laranja e iogurte


Finalmente tive algum tempo para organizar algumas das receitas que ao longo dos últimos tempos encontrei em revistas que costumo comprar. Decidi assinalá-las, colocar as respectivas publicações 'à mão de semear' e começar a pôr as receitas em prática. Foi o caso de este bolo de limão e iogurte, que acabou por ser não de limão, mas de laranja.
Fica aqui a receita original retirada da revista "Cozinha Saudável e Vegetariana" de Setembro de 2008 (edição n.º54).

Ingredientes:
100 gr de manteiga vegetal
250 gr de açúcar de demerara
2 iogurtes naturais
300 gr de farinha de trigo
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
raspa de 2 limões (usei de 1 laranja grande)
açúcar em pó para decorar (não usei)

Modo de confecção:
Bate-se a manteiga com o açúcar até obter um creme. Em seguida juntam-se os iogurtes e envolve-se a farinha, os ovos, o fermento e a raspa de limão. Numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha, verte-se a massa e leva-se a forno brando até ficar cozido. Desenforma-se depois de arrefecer e polvilha-se com o açúcar.

A revista sugere servir o bolo com um creme de iogurte, que deverá ser servido numa molheira à parte, e que eu não preparei. Deixo as indicações à mesma, já que é mesmo muito simples de fazer, basta bater 1 dl de natas vegetais com 100 gr de açúcar em pó e 1 iogurte.

Bom apetite!

sábado, 4 de outubro de 2008

Legumes salteados

Em primeiro lugar, uma nota muito importante: não fui eu a cozinheira, mas sim o meu marido! Resolveu aventurar-se na cozinha e optou por uns bifes grelhados na chapa quente, um esparguete com molho de alho e uma coisa que costumo fazer que ele adora e que ainda não tinha sido publicado aqui no blog. Ficou tão orgulhoso da sua experiência que me perguntou: 'então não merece ir para o blog?' Aqui está como prometido!

Ingredientes:
1 courgete
cogumelos frescos laminados
tomate cereja
azeite q.b.
flor de sal q.b.
orégãos q.b.

Modo de confecção:
Lava-se a courgete. Retiram-se as extremidades e corta-se em rodelas largas, e depois cada rodela ao meio. Lavam-se muito bem os cogumelos, assim como os tomates cereja, que se cortam ao meio. Numa frigideira larga, aquece-se o azeite e colocam-se os legumes, que se salteiam por alguns minutos em lume forte, abanando a frigideira para envolver os legumes. Tempera-se com a flor de sal e os orégãos. Os legumes não devem ficar demasiadamente cozidos, apenas al dente.

Bom apetite!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Bruschetta natura


Adoro bruschettas e crostinis, seja como entrada de refeieção seja mesmo como refeição princiapl acompanhados de uma boa salada. Podemos seguir as receitas mais tradicionais ou dar asas à imaginação e ser mais ousados. Desta vez, optei pela simplicidade,´daí ter chamado a esta delícia bruschetta natura.

Ingredientes:
Fatias de pão (fiz com pão alentejano)
Tomate cortado aos cubos (misturem variedades, maduros e menos maduros)
Azeitonas pretas em rodelas
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.
Oregãos e mangericão picado q.b.
Alho picado q.b.

Modo de confecção:
Começa-se lavar e cortar os tomates em cubos. Colocam-se numa taça e juntam-se as azeitonas. Tempera-se com flor de sal, oregãos, mangericão e um fiozinho de azeite. Reserva-se. Enquanto se torra ligeiramente o pão (na grelha de forno e até mesmo na torradeira para uma solução mais rápida), coloca-se numa taça azeite e alho picado para tomar gosto. Num prato de servir, colocam-se as fatias de pão, que se pincelam-se com o azeite aromatizado. Por cima, dispõe-se o preparado de tomate.

Bom apetite!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Estrela de fruta


Seja para uma sobremesa mais especial (sem deixar de ser simples), seja para um lancinho ou snack, deixo-vos esta sugestão que é fresca, saudável e alegre! Podem utilizar as frutas que entenderem e simplesmente dar asas à imaginação no que toca ao empratamento!

Ingredientes (para 2 pratinhos):
1 papaia
2 pêssegos
1 banana
1 iogurte natural magro
1 mão cheia de biscoitos triturados (eu usei os minibreaks clássicos Special K da Kellog's, que são uma delícia!)

Modo de confecção:
Nada mais simples do que cortar a papaia ao meio, retirar as sementes do centro e cortar cuidadosamente em fatias, que se colocam em forma de estrela em cada prato. Descascam-se os pêssegos, que se cortam aos gomos. Colocam-se estes no espaço livre entre cada fatia de papaia. Descasca-se a banana e corta-se em rodelas, que se colocam no centro da estrela. Deitam-se umas colheradas de iogurte (previamente mexido vigorosamente para ficar cremoso) por cima e polvilha-se com os biscoitos triturados grosseiramente.

(quem preferir, pode ainda adoçar o iogurte, usar iogurte com sabor, ou finalizar com um fiozinho de mel)
Bom apetite!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

De volta

Olá a todos! Depois de uma ausência forçada deste cantinho por motivos pessoais, acho que posso dizer que agora estou de volta. Poderá ser ainda a meio gás, mas prometo 'alimentar' este espaço tanto quanto me for possível. Já actualizei a listinha que podem encontrar no lado direito do blog com as receitas que fui 'acumulando' durante este tempo e que nos próximos dias aparecerão por aqui.

Até já!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Arroz de Outono


O tempo cinzentão começa a trazer à memória pratos mais outonais. A pedido do I., fiz este arroz que ele adora. Desta vez usei apenas cubos de vitela porque não tinha mais nada, mas costumo colocar vários tipos de carne (fica ao vosso gosto e critério).

Começa-se por temperar a carne com um pouco de vinho tinto, alho picado e louro. Enquanto toma um pouco de gosto, preparam-se os legumes: usei couve coração cortada em juliana, cenoura às rodelinhas finas e uma courgette que estava perdida no frigorífico cortada aos cubinhos.

Num tacho largo, aquece-se um pouco de azeite e refoga-se ligeiramente uma cebola cortada em meias luas fininhas e um pouco de bacon. Junta-se a carne para alourar ligeiramente, adiciona-se um pouco de polpa de tomate e do vinho onde a carne marinou. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta (os temperos serão rectificados mais tarde depois de colocar os legumes e o feijão).

Adiciona-se o arroz e envolve-se, assim como os legumes e o feijão encarnado cozido. Junta-se água quente em quantidade suficiente para fazer um arroz malandrinho (3 ou 4 vezes o volume de arroz). Rectificam-se os temperos, tapa-se e reduz-se o lume.

Bom apetite!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Almôndegas 3 tempos


Muitas vezes o tempo e que dispomos para preparar refeições não é muito, e mesmo a paciência ou disposição para o fazer não é propriamente abundante. Nessas alturas, faço-me valer de receitas rápidas e saborosas, como estas almôndegas, que se fazem praticamente em 3 tempos.

Ingredientes:
400 gr de carne picada
100 gr de bacon
meio pacote de sopa de cebola desidratada
1 pacote de natas de soja
azeite q.b.
salsa q.b.
vinho branco q.b.
pão ralado q.b.

Confecção:
Começa-se por picar o bacon num robot de cozinha. Numa taça, coloca-se a carne picada juntamente com o bacon, a sopa de cebola e meio pacote de natas. Amassa-se bem e formam-se pequenas bolinhas, que se envolvem em pão ralado. Num tacho anti-aderente largo, aquece-se um pouco de azeite e alouram-se as almôndegas. Refresca-se com um pouco de vinho branco e reduz-se o lume. Ao longo da cozedura das almôndegas, junta-se aos poucos o que resta das natas, de forma a manter molho suficiente para as bolinhas irem cozendo (tapadas). No final, polvilha-se com salsa picada.

Bom apetite!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Salmão com pesto e cogumelos


Gostei muito do prato de peixe que nos foi servido no casamento dos nossos amigos M.J. e F., tendo a minha primeira reacção ao provar sido 'vou fazer em casa!'. Dito e feito, ainda por cima é rápido e simples! Numa frigideira anti-aderente, aloura-se brevemente (1 minuto de cada lado basta) os medalhões de salmão, temperados com uma pitadinha pequena de sal e pimenta. Coloca-se o peixe numa travessa de ir ao forno. Barram-se os medalhões com molho pesto (eu uso da marca Sacla Itália) e por cima dispõem-se cogumelos laminados. Rega-se com um pequeno fio de azeite e leva-se ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos. Serve-se com acompanhamento a gosto (neste caso foram batatas salteadas).

Bom apetite!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

É preciso ter sentido prático!


É preciso ter sentido prático! Por isso, depois do regresso das (curtas) férias, há que pôr mãos à obra e recomeçar a organizar a cozinha. Ontem aproveitei para fazer uma série de sopas (4 variedades: feijão verde, espinafres, feijão e caldo verde), que congelei em doses individuais e que neste momento repousam descansadamente na arca congeladora, à espera daqueles dias difíceis e cansativos em que quando se chega a casa só se quer um consolo para o estômago e nada de lutas com os tachos!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

www.cariellen.com

Preciso de tempo. Tempo para mim e para ti, para nós, para tudo e para nada. Preciso de leveza de espírito. De calma. De me fechar sobre mim para poder alargar horizontes. De respirar fundo e sentir um novo fôlego, fresco e com esperança. Preciso de um sorriso... de um sorriso da alma… de sentir que não preciso pensar, apenas ter tempo e disponibilidade de espírito para sentir o que ainda não sinto. Preciso de retemperar forças, traçar rumos e objectivos. Preciso encontrar-me.

Volto em breve…

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Migas de couve com feijão preto


Um dos meus restaurantes preferidos é o "Escorropicha Ana!", situado na aldeia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira (Guarda). O tempo outonal que nos últimos dias resolveu interromper o Verão fez surgir a vontade de "matar saudades", ainda que de uma forma modesta e apenas aproximada, das belíssimas migas com couve lombarda e feijão servidas em telha nesse restaurante. Resolvei portanto interromper a "onda" de refeições leves e frescas, e meti mãos à obra. O resultado foi este, que acompanhou uns medalhões de porco assados.

Ingredientes:
Broa de milho esfarelada
Couve lombarda
Feijão preto
Azeite
Alho picado

Confecção:
Coze-se a couve cortada em juliana em água e sal, reservando-se a água após a cozedura. Em azeite quente, aloura-se o alho. Assim que este começa a libertar o aroma (cuidado para não alourar), junta-se a broa esfarelada (com ou sem côdea, consoante o gosto de cada um) e deixa-se cozinhar um pouco. Junta-se a couve escorrida e o feijão preto. Adiciona-se aos poucos água da cozedura da couve (a gosto, consoante gostem mais ou menos secas), mexendo as migas. Rectificam-se temperos, se necessário.

Bom apetite!

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.