quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lombo de porco assado com castanhas


Eu adooooooro castanhas, é uma verdadeira perdição para mim. Assadas, cozidas ou incorporadas noutros pratos, não recuso nunca! Deixo-vos esta sugestão de lombo de porco assado com castanhas, que fica uma delícia.

Ingredientes:
1 lombo de porco limpo
150 gr de castanhas cozidas e peladas
Batatinhas q.b.
2 cebolas
6 dentes de alho grandes
1 mão cheia de coentros frescos
azeite q.b.
cominhos q.b.
gengibre q.b.
noz moscada q.b.
sal q.b.
colorau q.b.
molho inglês q.b.
vinho tinto q.b.
pimenta q.b.
piri-piri q.b.

Modo de confecção:
De véspera, prepara-se a pasta com que se vai barrar o lombo, colocando e triturando num robot de cozinha uma das cebolas, os alhos, um fio de azeite, os coentros, o molho inglês, o piri-piri, a pimenta, o gengibre, a noz moscada e o colorau. Barra-se o lombo com sal, depois com a pasta e rega-se com um pouco de vinho. Veda-se bem e leva-se ao frigorífico para tomar gosto.

No dia, dá-se uma pequena cozedura prévia às batatas (eu não tirei a pele) e cozem-se as castanhas, se for o caso (eu usei já cozidas e peladas da marca Continente). Coloca-se num fundo de uma travessa de ir ao fonro um fio de azeite, uma camada de cebola às rodelas, e o lombo. Rega-se com a marinada. A meio da cozedura, junta-se as batatas em redor do lombo, assim como as castanhas. Ir regando com o próprio molho, e se necessário juntar um pouco mais de vinho.

Bom apetite!

6 comentários:

moranguita disse...

ja somos duas a adorar castanhas, eu sobretudo assadas é como as devoro mais. mas com carne com o este lombo sao muito boas nao e?
beijinhos

Anónimo disse...

Que lombo mais apetitoso a tua receita é maravilhosa vou experimentar!!!

Beijinhos
Carla

Vânia Costa disse...

que delícia! Eu adoro castanhas e assim com o lombo... hummm... já almoçava eheh

Beijinhos*

risonha disse...

por acaso não tenho o costume de cozinhar com castanhas (a minha mãe é que costuma usá-las muito) mas gosto dos pratos de carne que levam esse ingrediente.
acho que da próxima vez que fizer lombo faço assim, fica com um ar muito chique.

Luciana Macêdo disse...

Para mim uma deliciosa novidade que vou experimentar, ainda não fiz lombo com catanha cozida.
Bjs!

Carlos disse...

Ora bem... nao sou propriamente leigo na cozinha mas espreitei por aqui esta sua receita que me parece excelente.. de momento está no forno mas o cheirinho já deixa adivinhar que as opiniões que por aqui existem sobre esta maravilhosa comezaina tem fundamento :)
bem hajam um abraço

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.