segunda-feira, 30 de junho de 2008

Legumes à Brás


Mais uma receita original partilhada aqui, da autoria da A.. Tanto pode ser servido como acompanhamento, como prato principal. Podem encontrar a receita completa aqui. Mais uma receita aprovada cá em casa!

Bom apetite!

domingo, 29 de junho de 2008

Lulas recheadas com bacon e queijo


A receita veio daqui... Simplesmente saborosa, tal como as restantes receitinhas da M.! O acompanhamento escolhido cá em casa foi arroz basmati.
Bom apetite!

sábado, 28 de junho de 2008

Laranjas em calda aromática


Esta foi a minha participação neste desafio: laranjas em calda aromática. Na minha opinião, trata-se de uma delícia muito versátil, porque tanto pode ser servida bem fresquinha como sobremesa, como a acompanhar uma carne assada ou grelhada, por exemplo.

É muito simples de fazer, e deixa um cheirinho óptimo pela casa! As quantidades dependem um pouco da quantidade final que se quer fazer e da gulodice de cada um. Deixo aqui as orientações: num tachinho, leva-se ao lume açúcar (eu usei cerca de 120 gr) com sumo de laranja (1 grande) e água q.b., consoante a quantidade de calda que queremos fazer. Aromatiza-se com pau de canela (usei 4), cravinho (2) e erva doce em grão (1 colher de chá). Quando a calda começar a fervilhar, junta-se vinho do Porto (1 cálice) e deixa-se apurar. Deita-se sobre as laranjas fatiadas depois de ter arrefecido um pouco.

Bom apetite!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Para partilhar...

"Porque a vida é feita de pequenos prazeres... Porque a vida sem partilha não faz sentido... Porque cada dia pode trazer-nos pequenos grandes prazeres... Nasceu este blog!"

Foram estas as palavras que escolhi para descrever este blog quando o criei há uns meses atrás. Retomo-as agora para partilhar convosco um outro espaço que existe na internet e ao qual estas mesmas palavras assentam como uma luva: o fórum nosmulheres.

Convido-os (as) a passar por lá para conhecer mais um cantinho de conversa, partilha, amizade, compreensão e divertimento.


quinta-feira, 26 de junho de 2008

Filetes com banana e molho de maracujá


Adorei conhecer a Madeira. Adorei a gastronomia Madeirense. Tenho imensas saudades dos fantásticos filetes com banana e molho de maracujá. Para matar saudades, resolvi fazer uma modesta aproximação dos famosos filetes à Madeirense, e que foram mais que aprovados cá em casa. Uma grande diferença está no peixe que usei - não tendo peixe espada preto em casa, aproveitei uns filetes de maruca que tinha ainda no congelador.


Ingredientes:
Filetes de maruca (na receita original, filetes de peixe espada)
sal q.b.
sumo de limão q.b.
pimenta q.b.
alho moído (ou picado) q.b.
ovo e farinha para panar
banana q.b.
azeite q.b.
óleo q.b.
meia lata de polpa de maracujá
200 ml de natas

Confecção:
Temperam-se os filetes com sal, pimenta, alho e sumo de limão, e deixa-se tomar gosto. Entretanto, prepara-se o molho de maracujá, levando um tachinho ao lume com as natas e a polpa de maracujá. Deita-se uma pitadinha pequena de sal. Mistura-se bem e desliga-se o lume quando começar a ferver. Reserva-se o molho. Passam-se os filetes por farinha e ovo e fritam-se em óleo quente. Entretanto, descascam-se as bananas e retiram-se os fios. Cortam-se longitudinalmente e levam-se a alourar de ambos os lados num pouco de azeite quente. Como acompanhamento, fiz uma variante das batatas salteadas (desta vez foram cortadas às rodelas, e adicionei tomilho e salsa picada).

Bom apetite!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Hamburgueres de soja com arroz primavera

Há muito tempo que não fazia pratos com soja... Para matar saudades, resolvi fazer uns hamburgueres.

Ingredientes:
1 chávena de soja granulada
2 chávenas de água morna
1 colher de sopa de salsa picada
4 dentes de alho picados
1 ovo
3 folhas de louro
oregãos q.b.
sal e pimenta q.b.
farinha de trigo q.b.
pão ralado q.b. (para panar)
óleo q.b. (para fritar)

Confecção
Coloca-se a soja num recipiente com a água, o alho picado e o louro e deixa-se repousar durante 30 minutos. Escorre-se muito bem a água e juntam-se os restantes ingredientes (à excepção do pão ralado) de forma a obter uma massa moldável (junta-se a farinha necessária para dar consistência). Formam-se os hamburgueres e levam-se a fritar num pouco de óleo quente. Servi com arroz primavera (arro com ervilhas, milho e cenoura) e salada de tomate.

Bom apetite!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Arroz chau chau à Portuguesa


O nome não será perfeito, mas não sabia como chamar a esta... mistura! Do churrasco de fim-de-semana havia sobrado um pouco de carne e também de arroz branco. Não querendo perder muito tempo na cozinha, e não gostando de desperdiçar comida, resultou este 'arroz chau chau'. Limitei-me a juntar numa frigideira anti-aderente (sem adicionar qualquer gordura) o arroz, uma lata de milho escorrido, sensivelmente a mesma quantidade de ervilhas que entretanto cozi, 3 ovos mexidos que depois esfarelei, cerca de 75 gr de fiambre em cubos e a dita carne que havia sobrado, partida em pedacinhos. Simples, rápido e prático!

Bom apetite!

domingo, 22 de junho de 2008

Bolo de fubá


Apesar de parecer que é desta que o Verão chegou para ficar e de por isso mesmo já não apetecer ligar o forno, a verdade é que um bolinho caseiro cai sempre bem. Desta vez optei por uma receita brasileira, e gostei muito do resultado: um bolinho simples, mas saboroso e muito fofo! A repetir!

Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras de chá (320 gr) de açúcar
2 xícaras de chá (240 gr) de farinha de trigo
2 xícaras de chá de fubá de milho (240 gr)
3 colheres de sopa de margarina
1 xícara de chá (240 ml) de leite
4 colheres de chá de fermento

Confecção:
Batem-se as claras em neve; acrescenta-se o açúcar e continua-se a bater. Acrescenta-se aos poucos os restantes ingredientes batendo sempre, colocando por último o fermento. Vai ao forno em forma untada e polvilhada durante cerca de 35 minutos. Depois de desenformado, achei que fica bonito se o polvilhasse com açúcar em pó (icing sugar).
(Nota: enganei-me no supermercado e depois de ter várias embalagens de fubá na mão acabei por trazer de... mandioca! Não foi por isso que deixei de fazer o bolo! Caso façam como deve ser - isto é, com fubá de milho - acredito que o bolo fique mais amarelinho. Pelo que sei, ficará ainda mais fofo, porque a farinha de mandioca é um pouco mais pesada que a de milho. A fubá de mandioca é mais utilizada na cozinha angolana e a de milho na cozinha brasileira.)

sábado, 21 de junho de 2008

Perú à Brás


Tinha uma caixinha com strogonoff de perú no congelador, mas não me apetecia dar-lhe um tradicional fim das natas e cogumelos. Então optei por este perú à Brás, que pode ser também uma óptima solução para aproveitamento de sobras de carne.


Ingredientes:
400 gr de strogonoff de perú (eu cortei as tirinhas em pedacinhos mais pequenos)
1 cebola média
150 gr de batata palha de pacote, ou caseiras se assim o preferirem
azeite q.b.
alho moído q.b.
5 ovos
sal e pimenta q.b.
salsa picada q.b.
azeitonas q.b.

Confecção:
Tempera-se a carne com alho moído e um pouco de sal e pimenta. Entretanto, num tacho largo aquece-se o azeite e aloura-se a cebola em meias-luas fininhas. Uma vez amolecida, junta-se a carne, que se salteia um pouco. Junta-se as batatas e envolve-se bem, deixando cozinhar por alguns minutos para que as batatas amoleçam um pouco. Vai-se mexendo de vez em quando para não agarrar. Entretanto, batem-se os ovos e deita-se no preparado, mexendo bem para cozinhar os ovos. Rectificam-se temperos. Polvilha-se com salsa picada e azeitonas. E uma saladinha é sempre um óptimo acompanhamento!

Bom apetite!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Abacaxi "assado"


Ora aqui está um acompanhamento super simples de se fazer! Eu pessoalmente prefiro abacaxi a ananás, mas fica ao gosto de cada um. Não é que seja propriamente "assado", mas enfim... Corta-se o abacaxi em rodelas muito fininhas, retirando-se a casca. Aquece-se uma frigideira anti aderente e leva-se o abacaxi a dourar. No final, polvilha-se com tomilho picado. Desta vez, o abacaxi foi o acompanhamento perfeito para os peitinhos de frango marinados.

Bom apetite!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Peitinhos de frango marinados com mostarda e salada de batata com iogurte


Revista Blue Cooking. Edição de Junho/2008. Página 61. Assim que li a receita, decidi que teria que a fazer em breve. Assim foi! É uma delícia, e é super fácil de se fazer.


Ingredientes:
4 peitos de frango
3 c. sopa de mostarda com grão (não tinha, usei mostarda antiga)
4 dentes de alho
1 c. sopa de orégãos
2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
azeite q.b.


Para a salada de batata:
500 gr de batata
1/2 chávena de cebolinho picado
1 iogurte natural
2 chalotas picadas (não tinha, usei cebola normal)
sal e pimenta q.b.


Confecção:
Temperam-se os peitos de frango com sal, pimenta, o alho, o louro, os orégãos, a mostarda e um pouco de vinho branco. Mistura-se bem de forma que o frango fiquei bem envolto nos temperos. Deixa-se marinar. Cozem-se as batatas em água fervente com sal. Depois de cozidas, escorrem-se e levam-se a arrefecer no frigorífico (pode portanto fazer-se com antecedência). Entretatno, prepara-se o molho misturando-se o iogurte, as chalotas e o cebolinho, temperando-se com sal e pimenta a gosto. Reserva-se. Grelham-se os peitinhos de frango numa frigideira anti-aderente com um fiozinho de azeite. Como os peitos de frango são altos, para não demorarem muito a cozinhar eu optei por cortá-los à partida em tiras mais pequenas. Retiram-se as batatas do frio e envolvem-se no molho de iogurte.

Bom apetite!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Creme de peixe


Levei ao lume uma panela com água e sal onde cozi as postas de peixe (neste caso, foram de pescada), 1 batata, 2 courgettes, 1 chuchu e 2 cenouras (os legumes todos em cubinhos). Depois de cozido, despinhei e desfiei o peixe. Reservei, mantendo os legumes no caldo. Entretanto, noutra panela refoguei uma cebola picada 1/4 um quarto de pimento verde e outro tanto de pimento vermelho. Adicionei meia lata de tomate triturado e um pouco de piri-piri. Com uma escumadeira, retirei os legumes do caldo e juntei ao refogado, assim como caldo q.b.. Triturei com a varinha mágica, juntando o caldo necessário para adquirir a textura desejada. Rectifiquei os temperos. Juntei o peixe desfiado e momentos antes de servir polvilhei com coentros frescos picados.

Bom apetite!

Camarões com sésamo e molho de laranja


Vi esta receita no programa 'Everyday Food' transmitido actualmente na SIC Mulher. É simples e saborosa, e na minha opinião é uma boa solução para os dias quentes de Verão. Escolhemos como acompanhamento a salada de rúcula.

Ingredientes:
Camarão descascado
2 claras grandes
1/4 chávenda de maizena
1/4 chávena de sementes de sésamo
sal q.b.
pimenta q.b.
1/4 chávena de óleo
1 chávena de sumo de laranja natural
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de açúcar
cebolinho q.b.

Confecção:
Batem-se as claras com a maizena, as sementes de sésamo, 1 colher de chá de sal e meia colher de chá de pimenta. Mergulham-se os camarões neste preparado, tendo o cuidado de os envolver bem. Aquece-se o óleo e fritam-se os camarões (se necessário, adicionar mais óleo). Depois de fritos, retiram-se os camarões e deita-se na frigieira o sumo de laranja, o molho de soja e o açúcar. Deixa-se apurar o molho durante 4 a 5 minutos, e por fim colocam-se de novo os camarões e o cebolinho picado.

Bom apetite!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mini pizzas em pão pitta


Queria uma solução fácil para uma refeição rápida, e estas mini pizzas em pão pitta foram a solução ideal para o lanche ajantarado de ontem. Abrem-se os pães pitta ao meio, separando totalmente as metades. Cobre-se cada um com um pouco de molho de tomate (pode ser apenas polpa, caso não tenham nenhum molho preparado), polvilha-se com mangericão e queijo mozzarela. Depois, o resto do recheio depende dos gostos de cada um ou do que há na despensa! Desta vez, optámos por fazer 3 recheios ligeiramente diferentes: ovo cozido e cebola, presunto e cebola, e cubos de fiambre e cebola. No final é só polvilhar com orégãos e levar ao forno o suficiente para o queijo derreter (o pão pitta encontra-se à venda nos supermercados no corredor dos molhos preparados).

Bom apetite!

domingo, 15 de junho de 2008

Salada de rúcula com tomate cherry e manga


Bom, o título diz tudo. Faltou apenas referir a amêndoa laminada, bem como o molho vinagrete balsâmico (4 colheres de sopa de vinagre balsâmico temperado com sal e pimenta, ao qual se juntam 4 colheres de sopa de azeite).

Bom apetite!

sábado, 14 de junho de 2008

Sangria branca


Ontem passámos a tarde à beira da piscina com a S. e o N.. Ao final do dia, preparámos uma sangria branca para refrescar! Numa taça larga, colocámos a fruta em pedacinhos (maçã, laranja, pêssego, uvas e banana), 1 garrafa de vinho branco, meia garrafa de vinho verde e meia garrafa de espumante, alguns paus de canela e açúcar amarelo a gosto. Não esquecer de servir bem fresca!
Bom apetite!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Gelado de goiabada



Esta receita foi-me dada ontem pelos nossos amigos S. e N.; já a tínhamos experimentado em casa deles, e é de facto uma delícia. Hoje de manhã, pus em prática cá em casa. Confesso que não resistimos e comemos um pouquinho antes mesmo de ter solidificado. Actualizei entretanto o tópico com a foto do doce na versão 'gelado'.

Deixo um aviso "à navegação": trata-se de uma bomba calórica, por isso não se assustem com as quantidades (que permitem fazer uma quantidade considerável de gelado).

Ingredientes:
1 lata (600gr) de goiabada
5 pacotes de natas frescas (as tais vendidas em saquinhos)
1 pacote de bolacha Maria

Confecção:
No liquidificador, deitar as natas e a goiabada aos pedaços. Misturar bem. Entretanto, partir as bolachas grosseiramente. Quem preferir, pode triturar mais, mas eu acho (tal com a S.) que fica bem melhor com os pedaços relativamente grandinhos, bastando para isso pegar em 3 ou 4 bolachas de cada vez e apertar entre os dedos. Dispor creme e bolachas alternadamente numa taça grande ou pirex e levar ao congelador para solidificar.

Bom apetite!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Lasanha à minha moda


Confesso que a lasanha não está entre os pratos mais confeccionados cá por casa, apesar de grandes apreciadores de massas e afins. Para não ser uma lasanha tradicional recheada apenas com ragú (i.e., molho italiano de carne), gosto de acrescentar ao recheio espinafres salteados com alho.

No que diz respeito às quantidades... confesso que faço (quase) tudo a olhómetro, mas vu tentar deixar algumas orientações!

Ingredientes:

Carne picada (o equivalente a 2 couvettes se comprar na parte dos embalados no supermercado) 2 cebolas
1 tira de pimento verde + 1 tira de pimento vermelho
azeite q.b.
Molho de tomate (meia ou uma lata de tomate pelado, triturado com a varinha mágica e temperado com mangericão)
azeite q.b.
vinho branco q.b.
3 dentes de alho picado
sal e pimenta q.b.
1 embalagem de placas de lasanha fresca
espinafres salteados com alho (uso os da marca Continente, é só saltear num pouco de azeite)
queijo ralado q.b.
molho branco q.b. (desta vez, usei de pacote, da marca Parmalat; usei 3 pequenos); não esquecer de temperar com uma pitada de sal e noz moscada
Confecção

Numa frigideira, refoguei a cebola e o alho num pouco de azeite, e juntei os pimentos em cubinhos. Acrescentei a carne e dexei cozinhar até perder a cor castanha. Temperei com sal e pimenta, refresquei com vinho branco e adicionei o molho de tomate. Rectifiquei os temperos e deixei cozinhar em lume brando. Entretanto, salteei os espinafres num fio de azeite. Reservei. Numa travessa de ir ao forno, coloquei um fiozinho de azeite e dispus uma placa de lasanha. Coloquei uma camada de molho de carne, outra de espinafres, molho branco e queijo ralado. Em seguida, nova placa de lasanha e repetem-se as camadas pela sequência anterior. Termina-se com uma placa de lasanha com molho branco e queijo ralado por cima. Vai ao forno até dourar. Servir com uma boa salada mista.

Bom apetite!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Arroz de cherne e gambas


De vez em quando, cá em casa faço arroz de cherne ou de tamboril, gostamos muito! Comecei por cozer as postas de cherne em água e sal. Depois de cozido, retirei as espinhas e cortei o peixe em cubos. Reservei, assim como o caldo. Entretanto, refoguei cebola e alho, juntamente com pimento vermelho e verde às tiras. Juntei polpa de tomate e refresquei com vinho branco. Adicionei o arroz e envolvi bem. Acrescentei o caldo em que cozi o peixe na proporção de 4 para 1, ou seja, 4 chávenas de caldo para 1 de arroz. Juntei um pouco de picante, rectifiquei os temperos e deixe cozinhar uns minutos. A meio da cozedura, adicionei o peixe e miolo de camarão já descongelado. Antes de servir, polvilhei com coentros frescos picados.
Bom apetite!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Doce gelado (ou semi-frio de doce de leite)


Precisando de fazer uma receita rápida e fácil, não hesitei em experimentar uma receita dada pela Nelinha. Para além de muito saboroso, este doce tem a vantagem de poder ser apreciado tanto em versão "gelado" como em mousse, ficando assim ao gosto de cada um. Acho que vou rebaptizar de 'semi-frio de doce de leite', porque o saborzinho com que fica se presta a isso mesmo...

Ingredientes
1 pacote de bolacha Maria
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado cozido

Confecção
Reduzem-se as bolachas a areia, e reservam-se. Batem-se as natas em chantilly. Numa taça, coloca-se o leite condensado cozido, ao qual se junta o chantilly, envolvendo delicadamente. Ñum pirex, coloca-se o creme e as bolachas em camadas alternadas. Vai ao congelador para solidificar, ou ao frio se se pretender que fique em mousse.

Bom apetite!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Tzatziqui

Encontrei esta versão de Tzatziqui no livro "Cozinha Divina" do Chakall, e decidi experimentar. Outras versões existem, como a que deixo também aqui postada, que a semana passada foi apresentada no programa "Everyday Food", transmitido na SIC Mulher.

O Tzatziqui é um molho grego, bastante refrescante e que geralmente é servido com pratos bastante condimentados, para servir de contraste.

Ingredientes:
800 mg de iogurte natural
2 pepinos ralados e escorridos
8 dentes de alho
4 colheres de vinagre de vinho branco
sal e pimenta-de-caiena

Confecção:
Descascam-se os pepinos e ralam-se (eu pessoalmente optei por retirar a parte central, porque tive receio que liquidificasse muito o molho). Junta-se o pepino ralado aos iogurtes, bem como os alhos picados e o vinagre. Envolve-se e tempera-se com sal e pimenta a gosto (eu polvilhei com mangericão seco apenas para dar um pouco de cor).

A outra versão que refiro, e que vi preparar esta semana na SIC Mulher, tem como ingredientes: 3 pepinos médios (aos quais se retiram as sementes e cortam-se em cubinhos), 2 colheres de chá de sal, 2 iogurtes naturais, 2 colheres de chá de alho picado, 2 colheres de chá de aneto fresco picado, 1 colher de sopa de hortelã fresca picada, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de sumo de limão. Em termos de preparação é em tudo semelhante à versão anterior, à excepção da hortelã, que apenas se deve juntar imediatamente antes de servir, para que não escureça.

Para a próxima, experimentarei a segunda versão para comparar resultados.

Bom apetite!

domingo, 8 de junho de 2008

Queques de prata


De prata? Bom, a receita original da massa que utilizo para fazer estes queques é a do "Bolo de Prata", d' "O Livro do Pantagruel"... "prata" porque serve para aproveitamento de claras, o que garante uma massa muito clarinha e super fofa. Fazendo em queques, as quantidades da receita original dão para cerca de 12 unidades, utilizando forminhas médias.

Ingredientes:
250 gr de farinha
250 gr de açúcar
125 gr manteiga
8 claras de ovos
2 col. chá cheias de fermento em pó
1 mão cheia de amêndoas peladas

Confecção:
Levantam-se as claras em castelo. Bate-se a manteiga com o açúcar até se obter um creme. Juntam-se 3 colheradas de claras em castelo neste preparado e vai-se juntando ao pouco a farinha peneirada com o fermento, batendo sempre. Quando fizer bolhas, envolve-se o resto das claras, sem bater. Deita-se em forma (no caso dos queques, em forminhas) untada e polvilhada, colocando por cima as amêndoas. Coze-se em forno moderado.

Em termos de resultado, ficam óptimos! Super fofos e leves! Óptimos para o pequeno-almoço ou lanche!

Bom apetite!


sábado, 7 de junho de 2008

Soccer Burguer


Para acompanhar o primeiro jogo da Selecção no Euro, fizemos estes soccer burguers (hamburguer com queijo, cebola, alface e tomate)...

Bom apetite, e... força Portugal!

Salada fria de batata


Como o tempo quente de hoje, e para acompanhar uns fish fingers, preparei uma salada fria de batata com delícias do mar para o almoço. Cozi as batatas em água temperada com sal, que cortei aos cubos depois de esfriarem. Fiz o mesmo com ovos (ainda por cima, eram caseiros!). Numa taça, coloquei as batatas e os ovos cortados, juntei uma cebola roxa em meias-luas e meia dúzia de delícias do mar desfiadas.

Temperei com molho vinagrete de mangericão, feito da seguinte forma: num copo alto coloquei 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto e temperei com sal e pimenta (é importante colocar o sal nesta fase, antes de colocar o azeite, porque assim o sal desfaz-se no vinagre, o que já não acontece se for colocado depois do azeite). Adicionei 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de mostarda, 1 dente de alho picado e 2 colheres de chá de mangericão seco. Mexi com uma mini varinha mágica que tenho, própria para molhos. Se não tiverem, podem fazer o molho num frasquinho de doce que tenham aproveitado e guardado; uma vez fechado com a tampa, agita-se bem para emulsionar o molho.

Bom apetite!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Creme de legumes... light!


Ontem decidi fazer uma sopinha para aproveitar os legumes que tinha no frigorífico. Apesar de parecer que o calor está mesmo a chegar, o tempo ainda permite confortar o estômago com um creme de legumes como este. Eu acho que as sopas são os pratos mais fáceis de confeccionar, e esta não foi excepção. Lavei e cortei em pedaços 2 alhos franceses (apenas a parte branca), 1 courgette (descascada), 2 nabos, 4 cenouras, 1 cebola e 1 chuchu. Coloquei água suficiente para cobrir os legumes, temperei com sal e levei ao lume numa panela tapada. Antes de passar a creme, deitei um fio de azeite para emulsionar. Rectifiquei os temperos e servi, voltando a colocar em cada prato de servir umas gotinhas de azeite para realçar o sabor.

Bom apetite!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Macarrão mediterrânico


Facto 1: Não tinha tempo para preparar nada muito elaborado para o jantar.
Facto 2: Apetecia-me massa.
Facto 3: Faltavam-me as anchovas para preparar molho alla puttanesca, que é uma coisa que adoramos e há muito não comemos.
Resultado: ignorando os ingredientes que faltavam e aproveitando as acelgas que tinha comprado por causa dos bolinhos de batata, surgiu este macarrão mediterrânico.

Quanto à massa, basta cozê-la em água a ferver temperada com sal. Para o molho, comecei por triturar o conteúdo de 2 latas de tomate pelado, e temperei o molho com mangericão picado e oregãos q.b. Reservei. Alourei cebola picada num pouco de azeite, juntamente com alho picado. Refresquei com um pouquinho de vinho branco, reduzi o lume e juntei o molho de tomate. Adicionei azeitonas pretas laminadas e uma mão cheia de acelgas. Mexi para envolver bem, temperei com um pouco de sal e picante. Quase no final, juntei duas colheres de sobremesa de alcaparras picadinhas. Depois de escorrida, envolvi a massa no molho.

Bom apetite!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Bife de frango com bolinho de batata e puré de maçã


Bem, confesso que o mote para o jantar de ontem foi a receita de "bolinhos de batata" que vi na edição de Maio da revista Blue Cooking. Ontem decidi não esperar mais e experimentei, e digo-vos que foi um sucesso! Como por outro lado, há já uns dias que me apetecia puré de maçã, rapidamente cheguei à conclusão que a companhia perfeita para estes dois seria um bifinho de frango. Então vamos lá!

Bolinhos de batata
Eu confesso que fiz a "olhómetro" mas deixo aqui a receita "oficial". Precisamos então de:
450 gr de batata cozida aos pedaços
150 gr de acelgas (ou outra folha verde a gosto)
25gr de manteiga sem sal
1 cebola picada
flor de sal q.b.
pimenta moída no momento q.b.
azeite q.b.

Leva-se a manteiga a derreter e nela aloura-se durante 7 minutos a cebola. Deixa-se arrefecer. Numa taça, coloca-se a batata e as acelgas cortadas em tirinhas. Junta-se a cebola, envolve-se e tempera-se com o sal e a pimenta. Com a mão, moldam-se os bolinhos, tendo o cuidado de os fazer compactos para não se desfazerem na fase seguinte. Leva-se então um fio de azeite a aquecer, e douram-se os bolinhos de ambos os lados.
Nota:a acelga encontra-se facilmente na secção de legumes frescos dos hipermercados, junto às saladas e sopas pré-preparadas e pré-lavadas.

Bifinhos de frango
Nada mais simples: antes de começar a preparar os bolinhos, temperei os bifes com sal, alho moído, pimenta, mistura de ervas aromáticas (tomilho, estragão, mangericão, etc.), colorau e sumo de lima. Restou apenas alourá-los em azeite.

Puré de maçã
Mais simples ainda: cortei 2 maçãs reineta aos cubinhos pequenos e levei ao lume num tachinho. Juntei apenas umas gotinhas de água para não agarrar enquanto a mação não começasse a cozer. No momento de passar o puré, juntei uma noz de manteiga.

Lá em casa, esta combinação foi um sucesso! E os bolinhos são para repetir!

Bom apetite!

terça-feira, 3 de junho de 2008

O primeiro miminho!


Hoje tive uma agradável surpresa... Uma mensagem da querida Romy a 'avisar-me que me tinha deixado um miminho no seu blog!

Obrigada!

E como é da praxe, chegou a minha vez de deixar aqui a minha listinha de 10 nomeados... É uma tarefa difícil, porque tenho que seleccionar apenas 10 dos cantinhos que visito... "And the 'E' goes to....":



Jardineira de lulas


Mais uma receitinha fácil... Levei um pouco de azeite a alourar, no qual refoguei cebola e alho picado. Juntei batatinhas cortadas aos cubos, cenoura e ervilhas. Adicionei um pouco de água quente e polpa de tomate. Entretanto, lavei e cortei as lulas em argolas, e juntei ao preparado. Temperei com sal, pimenta e picante, reduzi o lume e deixei cozinhar até estar tudo tenro. No final, polvilhei com ervas aromáticas (desta vez, foram coentros e um restinho de mangericão).

Bom apetite!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Maruca com açafrão e coentros

Peixe sabe sempre bem, pelo menos nós lá em casa gostamos muito. Fiz esta receita com maruca, mas pode ser com outro peixe (por vezes também faço com corvina ou com cherne). Em primeiro lugar, temperei as postas de peixe com um pouco de sal, alho picado e sumo de limão (desta vez, foi com lima porque não tinha limão). Num tacho, aqueci um pouco de azeite e alourei cebola às meias-luas muito fininhas. Juntei o peixe e deixei cozinhar um pouco. Quando o peixe começou a largar líquido à medida que cozia, polvilhei com açafrão e um pouco de picante. Depois, foi só deixar cozinhar, tendo o cuidado de voltar as postas, caso o peixe não tenha ficado todo envolto no molho que se criou. No final, juntei coentros frescos picados.

Bom apetite!

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.