sábado, 19 de julho de 2008

Frango crocante



Mais uma sugestão fácil, rápida, saborosa e saudável!

Ingredientes:
5 peitos de frango cortados em pedaços
cerca de 150 gr de corn flakes sem açúcar
2 claras
colorau q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
3 dentes de alho picado
limão q.b.

Confecção:
De véspera, temperam-se os pedaços de frango com sal, pimenta, alho picado e sumo de limão. Tapam-se bem e deixam-se a marinar. No próprio dia, pré-aquece-se o forno enquanto se prepara o frango. Começa-se por triturar os flocos de milho. Batem-se as claras (quem preferir pode fazer com os ovos inteiros), que se temperam com uma pitada de colorau e piemnta moída no momento. Passam-se os cubos pelas claras (ou ovo) e depois pelos corn flakes. Dispõem-se os pedaços de frango numa travessa forrada com papel de alumínio e leva-se ao forno até alourarem*. Nós acompanhámos com uma boa salada mista e chutney de ananás e pêssego (caseiro, mas não feito por mim).


* quem preferir pode obviamente fritar os pedaços de frango em óleo quente ao invés de assar no forno.

Bom apetite!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Tomates recheados


Ingredientes:
4 tomates médios (maduros, mas não moles)
8 delícias do mar
1 latinha de milho
2 colheres de sobremesa de azeitonas pretas em rodelas
1 colher de sopa de maionese + ketchup

Confecção:
Lavam-se os tomates e corta-se uma tampinha. Com uma colher e com jeitinho, retira-se a polpa. Entretanto, numa taça misturam-se as delícias cortadas em rodelas, o milho e as azeitonas. Juntam-se os molhos e mistura-se. Recheiam-se os tomates. Já está! Eu servi sobre umas folhinhas de alface.

Bom apetite!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Crostini de soja


Mais uma solução rápida para desenrascar uma refeição ligeira. Deu para aproveitar umas chapatas que tinha em casa. Demolhei uma chávena de soja granulada em 2 de água morna, e temperei com muito alho picado, folha de louro e mistura de especiarias italianas. Deixei ficar cerca de meia hora. Findo esse tempo, escorri a pouca água que restava. Aqueci um fio de azeite, alourei cebola picada juntamente com orégãos. Juntei a soja e um pouco de polpa de tomate, temperei com flor de sal e rectifiquei os restantes temperos (cuidado para não criar demasiado molho). Deixei a soja cozinhar. Entretanto, abri os pães ao meio e levei a tostar ligeiramente em forno pré-aquecido. Retirei os pães, dispus o preparado de soja, polvilhei com queijo e levei mais alguns minutos para gratinar.

Bom apetite!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Insalata caprese


Apesar de ter os livros do Jamie Oliver numa estante na cozinha, bem à mão de semear, resolvi fazer esta salada de memória, pelo que esta minha versão da salada caprese não corresponderá detalhadamente às dicas do JO.

Ingredientes:
Tomate de diversas variedades (eu usei chucha, de rama e cereja)
Azeite
Mangericão picado
Flor de sal
Vinagre de espumante
Mozzarela de búfala fresca
Cebola pequena
Oregãos

Confecção:
Em primeiro lugar, prepara-se o tempero, misturando-se numa tacinha o azeite, um pouco de vinagre, mangericão picado e flor de sal. Reserva-se. Lavam-se e cortam-se para um prato de servir tomates de diversas variedades (eu usei chucha, de rama e cereja). Descasca-se e corta-se a cebola em meias luas fininhas, que se juntam ao tomate. Desfaz-se a mozzarela grosseiramente com os dedos (quem preferir, pode fatiá-la). Tempera-se com o molho previamente preparado e envolve-se a salada. Polvilha-se com orégãos. Pode servir-se como entrada, como acompanhamento ou mesmo como um prato único.

Bom apetite!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Bolo moreno


Mais um bolinho, apesar do calor!

Ingredientes:
5 ovos + 3 claras
2 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha
1 dl de óleo (eu esqueci-e de pôr, mas ficou óptimo na mesma)
1 pacote de natas
1 colher de sopa de café solúvel
1 colher de sopa de canela
1 colher de sobremesa de fermento
amêndoas q.b. (ou outro fruto seco)

Confecção:
Bater as 8 claras em castelo. Entretanto, bater os restantes ingredientes e envolver as claras em castelo, misturando suavemente. Verter a massa numa forma de chaminé untada e polvilhada, salpicando com as amêndoas. Levar ao forno até estar cozido.

Bom apetite!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Salada de frango, laranja, abacaxi e nozes


O nome diz tudo! Desfia-se frango assado, descasca-se e corta-se em cubos 1 laranja grande e algumas rodelas de abacaxi, e partem-se grosseiramente uma mão cheia de nozes. Coloca-se tudo numa saladeira. Só não cabe no título o molho: numa tacinha, misturam-se 2 colheres de sobremesa de mostarda, 1 colher de sopa de azeite e outra de vinagre, tempera-se com sal e pimenta. Envolve-se o preparado anterior. Nós servimos com pão de alho.

Bom apetite!

sábado, 12 de julho de 2008

Salada de rigatoni com camarão e maionese de garam masala

Mais uma sugestão fresquinha para estes dias de Verão!

Ingredientes:
Massa a gosto (no caso, rigatoni)
Cenouras
Miolo de camarão
Rebentos de soja
Maionese caseira
Garam masala
Coentros picados
Flor de sal
Colorau
Whisky

Confecção:
Coze-se a massa em água e sal; depois de cozida, escorre-se e deixa-se arrefecer. Cozem-se igualmente as cenouras ou quem preferir pode mesmo usar cenouras baby enlatadas. Numa frigideira, aquece-se um fio de óleo vegetal e junta-se bastante alho picadinho. Salteia-se brevemente o miolo de camarão, temperando levemente com flor de sal, uma pitada de colorau e um cheirinho de whisky (facultativo). Retiram-se os camarões com uma escumadeira e reservam-se para arrefecer. Entretanto, prepara-se a maionese caseira. À receita base, juntei uma colher de sobremesa generosa de garam masala. Numa taça larga, mistura-se a massa, as cenourinhas cortadas, o conteúdo de uma lata de rebentos de soja e os camarões. Envolve-se com a maionese e polvilha-se com coentros frescos picados.

Bom apetite!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Perninhas de frango assadas com gengibre


Em boa hora dei de caras com esta receita da Elvira. Não esperei muito para colocá-la em prática! Ficou com um saborzinho óptimo!

Ingredientes:
8 perninhas de frango
2 iogurtes naturais
2 dentes de alho espremidos (eu usei picados)
sumo de 1 limão grande
gengibre em pó
sal e pimenta moída na altura
1 colher (sopa) de azeite
rodelas de limão

Preparação
Prepara-se a marinada misturando o iogurte com o alho, o sumo de limão, gengibre à gosto, sal, pimenta e azeite numa tigela grande. Emergem-se as perninhas de frango e envolvem-se bem, cobrindo a tigela que se reserva no frigorífico por 24 horas. Convém virar as perninhas de frango de vez em quando para tomarem o gosto por igual. Na hora de preparar a refeição, regula-se o forno para os 170ºC. Colocam-se as perninhas escorridas da marinada numa travessa de ir ao forno. Vão a assar por cerca de 40 minutos, sendo regadas e pinceladas de vez em quando com a marinada. Servem-se enfeitadas com as rodelas de limão e acompanhamento a gosto.

Bom apetite!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Filetes com alho francês


Há algum tempo que não fazia esta receita, que surgiu num momento de inspiração aqui há uns anos. É apreciada por todos cá em casa, bem como pelos amigos mais próximos que já são repetentes neste prato.

Ingredientes:
Filetes de pescada
Alho francês
Alho picado
Azeite, sal e pimenta
Natas
Queijo ralado

Confecção:
Temperam-se os filetes com sal, pimenta e alho picado. Entretanto, corta-se o alho francês em rodelas finas, que se passam abundantemente por água e escorrem-se bem. Aquece-se um pouco de azeite e alouram-se muito brevemente os filetes de ambos os lados (por vezes quando tenho mais pressa, nem chego a levar os filetes ao lume, mas apenas ao forno). Retiram-se e reservam-se. Na mesma gordura, amolece-se o alho francês, que se tempera com um pouco de sal (cuidado, é necessário conjugar a quantidade de sal que aqui se coloca com a que se colocou nos filetes) e alho picado. Quando o alho francês estiver murcho, colocam-se as natas e o queijo ralado próprio para gratinar. Deixa-se fervilhar um pouco, envolvendo bem o molho. Colocam-se os filetes numa travessa de ir ao forno e por cima dispõe-se o molho. Leva-se a forno previamente aquecido o suficiente para gratinar.

(mais uma vez, as quantidades são a 'olhómetro'... dependem muito da quantidade final que se quer fazer, do gosto de cada um relativamente ao alho francÊs ou da consistência mais ou menos líquida do molho)

Bom apetite!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Allo Gobhi e roti


Como gostamos muito de cozinha indiana, experimentei fazer esta receita da M. É fácil e simples de se fazer, e fica com um saborzinho delicioso! Acompanhámos com roti, seguindo as indicações dadas pela M. A única diferença foi que juntei uma pitadinha de sal na massa e utilizei manteiga com alho e ervas. Não ficaram perfeitos, mas saborosos posso garantir que sim!

Bom apetite!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Salada russa


Sempre gostei de salada russa, sendo que cá em casa nem sempre é feita da mesma forma (umas vezes com peixe cozido, outras com atum e/ou delícias do mar). Para além de saber bem um prato fresquinho nestes dias de calor, se a maionese for caseira, como a que foi aqui utilizada, sabe ainda melhor.

Ingredientes:
Peixe cozido
Batatas cozidas com pele
Ovos cozidos
Feijão verde cozido
Ervilhas cozidas
Milho cozido (não tinha, não usei)
Cenourinhas baby cozidas

Para a maionese:
1 gema
1,5 dl óleo vegetal
1 colher de chá de sal fino
pimenta preta q.b.
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sobremesa de sumo limão ou de vinagre branco
1 colher de sopa de água fervente

Confecção:
Cortam-se os legumes (excepto o milho) e os ovos, desfia-se e despinha-se o peixe e envolve-se bem numa saladeira ou travessa de servir. Para preparar a maionese, coloca-se num copo alto a gema, o sal, a pimenta, a mostarda e 2/3 do sumo de limão ou vinagre. Começa-se a misturar com a varinha mágica e vai-se juntando o óleo em fio, a pouco e pouco. Conforme a maionese for engrossando, pode juntar-se uma maior quantidade de óleo. Quando der a sensação de que a maionese já não aguenta mais óleo, junta-se o restante sumo de limão ou vinagre, mexendo bem até incorporar. Junta-se então o que resta do óleo. Depois de pronta, mistura-se rapidamente na maionese uma colher de sopa de água fervente, para dar cremosidade. Envolve-se a salda russa na maionese, ou se preferir, serve-se numa molheira para que cada pessoa se sirva a gosto.
Bom apetite!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pasta vapt-vupt!


Domingo ao final do dia. Preguiça de ir para a cozinha. Resposta à pergunta "o que te apetece jantar?" foi "massa". Abri o frigorífico: vapt! Raciocinei rapidamente e vupt! Saiu isto em 3 tempos:

Ingredientes
Fettucine q.b.
Cebola cortada em meias luas
Alho picado q.b.
Pimentos verde e laranja cortados em cubinhos q.b.
Linguiça picante cortada em rodelas q.b.
Orégãos q.b.
Queijo ralado q.b.
Polpa de tomate q.b.
Vinho branco para refrescar
Manjericão q.b.
Coentros frescos picados
azeite, sal e pimenta q.b.
um pouco de água para criar molho
1 noz de manteiga de alho com ervas finas
Confecção
Coze-se a massa em água fervente temperada com sal e um fio de azeite. Num tacho largo, aquece-se o azeite e aloura-se a cebola, o alho, o pimento e polvilha-se com os oregãos (uma dica dada por Jamie Oliver: adicionar os orégãos nesta fase faz activar o seu sabor). Junta-se a linguiça e deixa-se alourar um pouco. Adiciona-se a polpa de tomate, refresca-se com o vinho branco. Junta-se um pouco de água para criar molho e rectificam-se os temperos com sal, pimenta e manjericão. Adiciona-se um pouco de queijo desfiado próprio para gratinar. Deixa-se cozinhar em lume brando. Quando a massa estiver cozida, escorre-se e deita-se no outro tacho, envolvendo bem no molho. Por fim, junta-se uma noz de manteiga com alho e ervas finas e os coentros picados.
Bom apetite!

domingo, 6 de julho de 2008

Scones de fubá


O nome original desta receita, que vi aqui e depois aqui, é 'Broinhas de fubá'. Segui a receita toda à risca mas reduzi as quantidades para metade. Contudo, a falta de paciência para sovar a massa como deveria até alcançar a textura lisa que se pretendia fizeram com que as minhas broinhas fossem mais... tipo scones!! Depois de provar, ficou a confirmação. Para mim, são "scones de fubá"! Adorei o ligeiro travo a erva doce e associei à textura morninha do scone um pouco de manteiga a derreter... Dito e feito! Uma delícia! Perdoei-me os fiéis e entendedores da receita original, se esta não é a forma correcta de degustar estas broínhas ou scones, mas eu acho que o meu instinto não falhou! Deixo as quantidades da receita original que permitem fazer 40 broinhas.

Ingredientes:
¼ de chávena de manteiga sem sal (50 g)
1 chávena de leite (240 ml)
45 g de fermento (+- 4 saquetas de fermipan)
¾ de chávena de açúcar (135 g)
1 chávena de água morna (240 ml)
1 kg de farinha de trigo especial
300 g de fubá
1 colher (sopa) rasa de sal (15 g)
3 ovos
1 colher (sopa) de erva-doce
Leite (para banhar as broinhas)
Farinha e fubá em quantidades iguais (para polvilhar sobre as broinhas)

Confecção
Derrete-se a manteiga com o leite e deixa-se arrefecer. Numa tigela grande, coloca-se o fermento, o açúcar e metade da água morna. Mistura-se bem até dissolver tudo. Junta-se a farinha, o fubá, os ovos e, aos poucos, o leite com a manteiga. Junta-se aos poucos a restante água, até conseguir um ponto em que se consiga sovar com as mãos. Passa-se a massa para uma superfície enfarinhada e sova-se bastante até ficar uma massa lisa. Junta-se o sal e a erva-doce e continua-se a sovar até incorporar bem estes ingredientes. Cobre-se com um pano e deixa-se crescer até dobrar de volume. Divide-se a massa em pequenas bolinhas, que se colocam numa forma untada e enfarinhada deixando espaço entre elas. Pincela-se com leite e polvilha-se com farinha e fubá. Faz-se um corte em cruz. Deixa-se descansar por mais meia hora e leva-se ao forno pré-aquecido a 180 ºC, por cerca de meia hora ou até dourar.

Bom apetite!

sábado, 5 de julho de 2008

Pita shoarma


Cá em casa adoramos pita shoarma. Ao descobrir estas dicas, não hesitei em experimentar. A carne, não ficando exactamente igual à que comemos nos restaurantes da especialidade, foi uma agradável aproximação. O molho, contudo, foi uma tremenda decepção. Tanto que nem o servi. Acabei por 'desenrascar' outro, feito com maionese, iogurte natural, alho e ervas aromáticas. Não sendo igual ao que servem com as pita shoarma, é sem dúvida uma versão mais próxima do que essa que encontrei na internet. Fica a promessa de continuar a procurar a receita 'mágica' do molho para shoarma!

Bom apetite!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Delícia de morango


Esta receita é super fácil de fazer e é uma boa ajuda para combater o calor que se faz sentir por estes dias. A receita veio daqui.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
8 folhas de gelatina vermelha
2 pacotes de natas
morangos q.b. (ou polpa de morango congelada)
açúcar q.b.

Confecção:
Batem-se as natas em chantilly juntamente açúcar a gosto (eu usei 5 colheres de sopa). Demolham-se as folhas de gelatina em água fria; passdo uns minutos, escorrem-se e levam-se ao microondas para derreter. Numa taça larga, coloca-se o leite condensado e envolve-se a gelatina. Mistura-se o chantilly. Despeja-se o creme numa forma e leva-se ao frigorífico umas horas até solidificar. Entretanto trituram-se os morangos com açúcar também a gosto. Como não tinha morangos, usei 2 pacotinhos pequenos de polpa de morango que descongelei juntamente com 3 colheres de sopa de açúcar. Serve-se com a calda por cima do semi-frio.

Bom apetite!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Empadão de Verão


Com o calor a chegar, começa a saber bem pratos fresquinhos como este. Pode ser feito 'de raiz' ou para aproveitar ingredientes.

Ingredientes
Arroz branco cozido q.b.
Frango cozido desfiado (ou assado) q.b.
Cenoura ralada q.b.
Alface cortada em juliana q.b.
Maionese e iogurte natural q.b.
Alho picado q.b.

Confecção
Numa travessa de servir, coloca-se uma camada de arroz branco, por cima o frango desfiado e umas colheradas de molho (maionese misturada com iogurte natural e alho picado a gosto). Finaliza-se com a camada de legumes.

Bom apetite!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Apple fritters


Mais uma sugestão da M. que eu não resisti em experimentar lá em casa e que foi mais que aprovada! Desta vez, optei pela versão sobremesa e não resisti a servir uma bolinha de gelado de baunilha a acompanhar os apple fritters :) É certo e sabido que um dia destes experimentarei a versão 'acompanhamento' (nesse caso, sem o açúcar e a canela). A receita veio daqui!

Bom apetite!

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.