quinta-feira, 10 de julho de 2008

Filetes com alho francês


Há algum tempo que não fazia esta receita, que surgiu num momento de inspiração aqui há uns anos. É apreciada por todos cá em casa, bem como pelos amigos mais próximos que já são repetentes neste prato.

Ingredientes:
Filetes de pescada
Alho francês
Alho picado
Azeite, sal e pimenta
Natas
Queijo ralado

Confecção:
Temperam-se os filetes com sal, pimenta e alho picado. Entretanto, corta-se o alho francês em rodelas finas, que se passam abundantemente por água e escorrem-se bem. Aquece-se um pouco de azeite e alouram-se muito brevemente os filetes de ambos os lados (por vezes quando tenho mais pressa, nem chego a levar os filetes ao lume, mas apenas ao forno). Retiram-se e reservam-se. Na mesma gordura, amolece-se o alho francês, que se tempera com um pouco de sal (cuidado, é necessário conjugar a quantidade de sal que aqui se coloca com a que se colocou nos filetes) e alho picado. Quando o alho francês estiver murcho, colocam-se as natas e o queijo ralado próprio para gratinar. Deixa-se fervilhar um pouco, envolvendo bem o molho. Colocam-se os filetes numa travessa de ir ao forno e por cima dispõe-se o molho. Leva-se a forno previamente aquecido o suficiente para gratinar.

(mais uma vez, as quantidades são a 'olhómetro'... dependem muito da quantidade final que se quer fazer, do gosto de cada um relativamente ao alho francÊs ou da consistência mais ou menos líquida do molho)

Bom apetite!

4 comentários:

Anónimo disse...

Já está na lista.
Estes filetes estão para breve!

Anónimo disse...

Desconhecia esta receita deve ser muito boa!!
Vou experimentar!!!

Beijocas

Maria

* Jo * disse...

uhn!
parece deliciosa!
fiquei com muita vontade de experimentar! e acho que será nesse fds!
=)

Cristina disse...

Olá, muito prática esta receita. Penso que a vantagem de alourar primeiro os filetes é para ficarem mais sequinhos e não largarem tantos sucos depois no forno (o molho fica mais liquido, não tão cremoso).

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.