quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Creme do mar


Deixo aqui uma sugestão de um cremezinho muito saboroso, ligeiramente diferente daquele que em tempos aqui vos deixei.

Ingredientes:
350 gr de maruca (2 postas pequenas)
180 gr de cherne (2 postas pequenas)
150 gr de garoupa (1 posta pequena)
600 ml de caldo de peixe
100 gr de camarão cozido
1 chávena de pimento aos cubos (verde e vermelho)
1 tomate maduro sem pele e picado
3 batatas médias
1 cenoura
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
coentros picados
piri-piri
sal
azeite
croutons ou cubos de pão frito

Confecção:
Coze-se o peixe em água temperada com sal, reservando a água da cozedura. Retira-se a pele e as espinhas e corta-se em cubos. Reserva-se. Descasca-se e corta-se o camarão cozido em pedacinhos pequenos. Reserva-se.

Num tacho, aquece-se um pouco de azeite, onde se amolece a cebola e o alho, juntamente com o pimento. Adiciona-se o tomate picado. Junta-se a cenoura e as batatas cortadas e rega-se com o caldo de peixe. Reduz-se o lume e deixa-se cozinhar tapado. Reduz-se a puré com a varinha mágica, rectificam-se os temperos e junta-se um pouco de piri-piri. Incorpora-se o peixe e os camarões, envolve-se com cuidado e deixa-se cozinhar por mais alguns minutos. Serve-se o creme polvilhado com coentros frescos e com croutons ou cubos de pão frito.

Bom apetite!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sugestão alternativa

Lembram-se da calda de maçã utilizada no iogurte? E se desta vez fosse como topping de uma bolinha de gelado de baunilha? Hummm....

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Natas do céu


Precisei fazer uma sobremesa rápida e como tinha passado os olhos por esta receita decidi fazê-la, até porque tinha os ingredientes todos em casa. É um facto que "o que é doce nunca amarga", mas para a próxima darei uns "retoques" na receita.
Ingredientes:
1 pacote de natas de longa duração bem frescas
6 ovos
1 pacote de bolacha Maria
4 colheres de sopa de açúcar para as natas
2 colheres de sopa de açúcar para as claras
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de açúcar para as gemas

Confecção:
Batem-se as gemas com o açúcar, junta-se o leite e mexe-se. Leva-se ao lume a engrossar sem nunca parar de mexer. Quando engrossar retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Trituram-se as bolachas e reservam-se. Batem-se as natas com o açúcar. Levantam-se as claras em castelo, adicionando o açúcar praticamente no final. Juntam-se as claras às natas e envolve-se com cuidado. Numa taça vai-se pondo alternadamente bolacha e natas até a ultima camada de natas, onde se põe o doce de ovos. Levar ao frigorífico e servir bem fresco.

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Arroz de feijão e espinafres


Em dias mais frios, sabe muito bem um acompanhamento mais reconfortante, como é o caso deste arroz de feijão e espinafres.

Ingredientes:
1 medida de arroz agulha
3 medidas de água quente
1 frasco de feijão manteiga
1 medida de espinafres
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sobremesa de alho picado
1 cebola pequena picada
sal q.b.
piri-piri q.b.
azeite q.b.
Confecção:
Começa-se por se aquecer o azeite e refogar a cebola e o alho picado. Junta-se o arroz e deixa-se fritar um pouco. Adiciona-se a polpa de tomate e envolve-se bem. Incorpora-se o feijão manteiga (escorrido) e mistura-se bem. Junta-se a água e os espinafres, tempera-se com sal e piri-piri. Tapa-se o tacho, reduz-se o lume para o mínimo e deixa-se cozinhar até o arroz estar cozido, mantendo-o sempre bem malandrinho.
Bom apetite!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bacalhau gratinado com camarão


Deixo-vos mais um prato de bacalhau que apreciamos muito cá em casa.

Ingredientes:
800 gr de bacalhau (posta ou lombo, como preferirem)
400 gr de batatas
2 cebolas grandes
200 gr de miolo de camarão
200 ml de molho bechamel
250 ml de natas (eu uso de soja)
queijo ralado q.b.
água e leite para cozer o bacalhau
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de alhos picados
noz moscada e pimenta q.b.

Confecção:
Começa-se por cozer o bacalhau em água e leite. Depois de cozido, retiram-se as espinhas e a pele e desfaz-se em lascas. Reserva-se. Descascam-se, lavam-se e cortam-se as batatas aos palitos finos (no caso de preferirem fritar ligeiramente as batatas) ou às rodelas (no caso de se preferir dar uma ligeira cozedura), e depois de cozinhadas escorrem-se bem.

Num tacho lago, aquece-se um pouco de azeite e refoga-se a cebola e os alhos. Junta-se o bacalhau desfiado e as batatas, bem como o miolo de camarão. Envolve-se bem e dispõe-se numa travessa de ir ao forno. Numa taça, mistura-se o molho bechamel, as natas e um pouco de queijo ralado, tempera-se com um pouco de sal, pimenta e noz moscada. Verte-se o molho sobre o preparado de bacalhau e com a ajuda de uma colher, empregna-se o molho por todo o bacalhau. Vai a gratinar a forno pré-aquecido a 200º. Fica sempre bem se servido com uma boa salada.

Bom apetite!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Iogurte com maçã e canela


Não demorei muito para começar a colocar em prática algumas das receitas fantásticas do livro recentemente adquirido. A primeira foi este iogurte com maçã e canela.

Ingredientes (6 porções)
6 iogurtes naturais
12 colheres de sopa de calda de maçã e canela

Calda de maçã e canela:
380 gr de maçã descascada
1 colher de chá de canela
30 gr de açúcar mascavado escuro
80 ml de água

Confecção:
Descasca-se a maçã e crota-se em pedaços pequenos. Coloqu a maçã num tacho com os restantes ingredientes e deixe cozinhar em lume brando, durante aproximadamente 20 minutos, mexendo com regularidade.

Coloca-se metade do iogurte numa taça, seguido de uma colher de sopa de calda de maçã e canela, voltando a colocar o restante iogurte por cima. Finaliza-se com mais uma colher de sopa de calda de maçã e canela.

Bom apetite!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Bolo de frutos secos com erva doce e canela


Com o frio que se faz sentir, sabe sempre bem uma fatiazinha de bolo caseiro e uma chávena de chá. Fica aqui mais uma sugestão.

Ingredientes:
250 gr açúcar
250 gr farinha
200 gr margarina
6 ovos (as claras batidas em castelo)
1 colher de sopa de erva doce
1 colher de sopa de canela
180 gr de frutos secos variados (ao vosso gosto)
1 colher de sopa de fermento

Confecção:
Batem-se as gemas com o açúcar, junta-se a margarina. Adiciona-se a farinha e o fermento, misturando muito bem. Envolvem-se com cuidado as claras em castelo. Junta-se a erva doce, a canela e incorporam-se os frutos secos picados (eu usei nozes, amêndoas e avelãs). Leva-se a forno pré-aquecido em forma untada e polvilhada.

Bom apetite!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dourada no forno


Há muito tempo que não comia um peixinho assado no forno. Para quê esperar mais?

Ingredientes:
1 dourada com cerca de 600 gr
1 cebola grande
meio pimento verde
meio pimento vermelho
tomate a gosto (natural maduro, ou enlatado)
azeite q.b.
alho picado q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
vinagre q.b.
colorau q.b.
batatas

Confecção:
Arranja-se e escala-se o peixe. Lava-se bem e seca-se. Numa travessa de ir ao forno, coloca-se um pouco de azeite e faz-se uma cama com cebola às rodelas, tiras de pimento, o tomate aos pedaços e alho picado. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Por cima e ao centro da travessa, coloca-se o peixe. Tempera-se com um pouco de sal por dentro e coloca-se umas rodelas de cebola. Tempera-se com sal também por cima. Em redor do peixe, colocam-se as batatas aos cubos, previamente temperadas com sal e colorau. Por cima, dispõe-se um pouco mais de pimento. Rega-se com um pouco de azeite e dá-se um golpe de vinagre. Leva-se a assar, regando de vez em quando o peixe com o próprio molho e envolvendo as batatas no molho.

Bom apetite!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Hamburgueres simples


Estes hamburgueres são muito simples de fazer e são uma óptima alternativa aos hamburgueres de compra (mais saudáveis e bem mais saborosos).


Ingredientes:
Para 4 hamburgueres
440 gr de carne picada (vitela, porco, aves ou mista)
2 colheres de sopa de sopa de cebola
1 pitada de cominhos
1 pitada de noz moscada
pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de alho picado
azeite q.b.

Confecção:
Numa taça, mistura-se a carne picada com a sopa de cebola, e tempera-se com os cominhos e a noz moscada. Divide-se em 4 porções e moldam-se os hamburgueres. Numa frigideira aquece-se um pouco de azeite e fritam-se os hamburgueres. Na primeira metade da fritura, polvilham-se os hamburgueres com o alho picado e a pimenta. Nós comemos acompanhados de arroz de ervilhas, salada mista e molhos barbecue e de cebola caramelizada.

Bom apetite!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Não resisti...

... e comprei assim que o vi! Agora já posso tentar colocar em prática algumas das receitas deste local que eu tanto gosto, o GoNatural. Assim que cheguei a casa, marquei logo as delícias que quero fazer... Para além das etiquetas que se vêem na foto, ainda há mais :)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Castanhas assadas


Nós cá em casa adoramos castanhas, já aqui tinha o referido antes. Castanhas assadas acompanhadas de um belo chá em frente à lareira são um óptimo final de tarde de inverno.

Começa-se por dar um golpe profundo nas castanhas. Demolham-se as castanhas em água quente por 10 a 15 minutos. Escorre-se a água e polvilha-se generosamente com sal. Se tiver um recipiente próprio de barro para assar as castnhas (como nós temos), despejam as ditas lá para dentro e assam-se sobre as brasas, mexendo de vez em quando. Caso contrário, levam-se a assar no forno num tabuleiro.

Bom apetite!

Feijoada improvisada


O marido pediu para fazermos feijoada. De notar o pormenor 'fazerrmos'. Sim, foi uma tarefa a quatro mãos. Mas é uma feijoada improvisada, ou melhor, uma versão mais simples, porque 1. eu não gosto de pratos trabalhosos e 2. dispenso grande parte de enchidos e carnes mais 'esquisitas' que por vezes se incluem neste tipo de pratos. Apesar de ser uma versão mais simplista, não perdeu nada em sabor.

Ingredientes:
carne de porco aos pedacinhos (eu usei um resto de lombo de porco)
carne de novilho aos pedacinhos (usei a mesma carne que costumo usar para o fondue)
meio chouriço de sangue (usei de Ponte de Lima)
cerca de 100 gr de bacon em tiras
meia couve coração
2 cenouras
1 lata grande feijão manteiga
1 cebola
1 colher de sobremesa de alho picado
1 colher de sopa de polpa de tomate
colorau q.b.
cominhos q.b.
piri-piri q.b.
água q.b.
sal q.b.
azeite q.b.
vinho tinto q.b.

Confecção:
De véspera, tempera-se a carne com um pouco de colorau, o alho picado e um pouco de vinho tinto. Veda-se bem e leva-se ao frigorífico. No dia, num tacho largo, aquece-se um pouco de azeite e refoga-se a cebola juntamente com o bacon. Aloura-se a carne. Adiciona-se o líquido da marinada da carne. Junta-se a cebola cortada aos cubinhos, a couve em juliana, a polpa de tomate, o feijão escorrido e o chouriço. Junta-se um pouco de água, tempea-se com sal, piri-piri e cominhos. Deixa-se cozinhar em lume brando, juntando água sempre que necessário para criar molho, ou destapando o tacho caso seja necessário apurar o molho. Serve-se com arroz branco.

Bom apetite!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bolo maravilha de maçã


Bem, assim que me deparei com este bolo no blog da Luciana (que por sua vez tinha encontrado a receita no blog da Mariana), decidi que também eu, que adoro tudo o que leva maçã, tinha que experimentar! Assim foi!

Resultado final: mais que aprovado, é delicioso! Seguinda a sugestão da Luciana, utilizei 3 maçãs em vez de duas, e polvilhei no final com canela.

Ingredientes:
Bolo
1/2 chávena de açúcar
1/4 chávena de açúcar demerar
1 chávena + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
60ml de óleo
60ml de leite
3 ovos
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Maçãs
3 maçãs
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) açúcar demerara para polvilhar
canela para polvilhar (opcional)

Confecção:
Descascam-se e cortam-se as maçãs em fatias finas. Numa frigideira grande derrete-se a manteiga e o açúcar e juntam-se as maçãs, com cuidado para as fatias não ficarem sobrepostas. Deixam-se as maçãs na frigideira até que estejam ligeiramente caramelizadas. Retiram-se e reservam-se. Pré-aquece-se o forno a 160ºC.

Batem-se as gemas e os açúcares até formar um creme claro. Acrescenta-se o óleo. Quando formar um creme homogéneo, acrescenta-se a baunilha e a pitada de sal. Adiciona-se a farinha peneirada aos poucos e o fermento. Mexe-se envolvendo os ingredientes e junta-se o leite e um pouco do líquido das maçãs reservadas. Por último, batem-se as claras em castelo e com cuidado envolvem-se na massa. Unta-se e polvilha-se uma forma de bolo inglês. Despeja-se metade da massa, cobre-se com uma camada de fatias de maçã (ligeiramente sobrepostas), outra camada de massa por cima e, para finalizar, o restante da maçã. Antes de ir para o forno, polvilha-se o bolo com açúcar demerara, para caramelizar, e canela.

Bom apetite!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Capunti com molho "redon"


Ora aqui está um prato elaborado! Claro que não!!! Há coisa mais simples de fazer do que um reconfortante prato de massa? Como o próprio nome indica, o ponto de partida foi a necessidade de aproveitamento de "restos de ontem" :), no caso, umas fatias de lombo de porco assado.

Nada mais simples: cozi a massa em água ferevente com sal (no caso, foi capunti mas pode ser qualquer massa). Numa frigideira, salteei umas tirinhas de chourição, a carne cortada em cubinhos e cenoura cozida também aos cubinhos. Juntei um pouco de polpa de tomate diluída num pouco de água e vinho branco (para criar molho), temperei com sal, pimenta e mangericão picado. Depois de cozida, escorri a massa e juntei-a o ao recipiente com o molho, envolvendo bem. Por fim, piquei grosseiramente ovo cozido e dispus por cima da massa já no prato individual.

Bom apetite!

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.