terça-feira, 17 de março de 2009

Mini tostinhas de frango


Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Foi isso que aconteceu aos restinhos de frango assado que tinham sobrado, e que foram aproveitados para estas mini tostinhas, ideais para um aperitivo ou para acompanhar uma boa sopinha.

Ingredientes:
Restos de frango assado desfiados
1 latinha de cogumelos
tostas integrais Dan Cake (ou equivalentes)
ananás aos cubos
farinha e leite q.b.

Modo de confecção:
Numa frigideira anti-aderente, aquece-se um fiozinho pequeno de azeite e salteia-se o frango desfiado. Adicionam-se os cogumelos escorridos eos cubinhos de ananás. Envolve-se bem, polvilha-se com um pouquinho de farinha e deita-se um fiozinho de leite apenas para dar cremosidade (pouca, para não empapar as tostas).

Dispõe-se o recheio sobre as tostinhas e servem-se.

Bom apetite!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Frango assado no forno


Deixo-vos uma sugestão muito simples mas muito saborosa. Espero que gostem!

Ingredientes
1 frango cortado aos pedaços
1 colher de sopa de massa de pimentão
6 dentes de alho
sal q.b.
meio copo de vinho branco
3 folhas de louro

Modo de confecção:
De véspera, mistura-se o vinho com a massa de pimentão e tritura-se juntamente com os dentes de alho. Quem preferir, pode temperar o frango com um pouco de sal (eu dispensei, uma vez que a massa de pimentão já tem sal). Pincela-se o frango com o tempero, juntamente com as folhas de louro, e guarda-se no frigorífico num recipiente bem vedado.

No dia, faz-se uma cama de cebola às rodelas finas e um pouco de azeite. Dispõem-se os pedaços de frango e leva-se a assar no forno até estar douradinho, virando-se de vez em quando para dourar de todos os lados e regando com o próprio molho.

Bom apetite!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Salteado mediterrânico de perú com legumes


Cá em casa há sempre uns bifinhos de perú para 'desenrascar' uma refeição rápida, assim como há sempre legumes na gaveta do frigorífico. A combinação nunca falha!

Ingredientes:
2 bifinhos de perú cortados em tiras
1 courgette
1 beringela
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento amarelo
1/4 de pimento laranja
1/4 de pimento vermelho
1 chávena de cogumelos frescos
azeite, sal, pimenta, orégãos e alho picado q.b.

Confecção:
Temperam-se as tirinhas de perú com alho picado. Lavam-se e cortam-se os legumes em tirinhas e os cogumelos em fatias finas. Numa frigideira anti-aderente, aquece-se um pouco de azeite e aloura-se a carne. Adicionam-se os legumes e tempera-se com sal, pimenta e orégãos. Envolve-se bem e deixa-se cozinhar durante alguns minutos, deixando os legumes al dente. Como acompanhamento, sugiro arroz basmatti simples.

Bom apetite!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Filetes com molho de lima


Estes filetes são muito rápidos de fazer e resultam numa refeição muito leve e nada enjoativa.
Ingredientes:
Filetes (linguado, pescada, tamboril, o que preferirem)
sal, pimenta e alho moído q.b.
sumo de 2 limas
azeite, leite e farinha q.b.
mistura de especiarias para peixe Margão
Confecção:
Temperam-se os filetes com sal, pimenta, alho moído, umas gotas de lima e polvilham-se com mistura de especiarias para peixe Margão. Numa frigideira anti-aderene, coloca-se um fiozinho de azeite e, uma vez quente, colocam-se os filetes. Douram-se por breves minutos, retiram-se e reservam-se. Deita-se um pouco de leite na frigideira e polvilha-se com farinha. Mexe-se rapidamente para não criar grumos. Espremem-se as limas e rectificam-se temperos. Servem-se os filetes com o molho por cima. Eu servi acompanhados apenas com esparregado.
Bom apetite!

terça-feira, 10 de março de 2009

Empadão de legumes



Aqui fica uma sugestão colorida, nutritiva, saudável e saborosa. Óptima se acompanhada com uma boa salada!

Ingredientes:
5 batatas médias cozidas
8 cenouras cozidas
1 couve-flor cozida
1 alho francês em juliana
2 chávenas de espinafres cozidos
azeite q.b.
sal, pimenta e noz moscada q.b.
1 colher de sopa de margarina vegetal
leite q.b.
2 dentes de alho picados

Confecção:
Reduzem-se as batatas e as cenouras a puré (em conjunto), dando textura com um pouco de leite e a margarina. Rectificam-se os temperos, caso se tenham cozido os vegetais com sal, não esquecendo uma pitada de noz moscada.

Numa frigideira anti-aderente, aquece-se um fio de azeite, junta-se o alho picado e incorporam-se os vegetais cortados em pedacinhos pequeninos. Mistura-se bem e tempera-se a gosto.

Numa travessa de ir ao forno, coloca-se uma camada de puré, depois o recheio de vegatis, e nova camada de purá. Polvilha-se com queijo ralado e vai ao forno uns minutos para gratinar.

Bom apetite!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Salmão com legumes salteados


É conhecimento comum que o salmão é dos melhores peixes que podemos integrar na nossa alimentação. Cá em casa vou variando a forma de apresentação. Esta é uma das hipóteses.

Ingredientes:
2 lombos de salmão
1 courgette
1/2 beringela
1 caixinha de tomates cereja
1/4 pimento amarelo
1/4 pimento vermelho
1/4 pimento verde
3 dentes de alho picado
azeite q.b.
sal, pimenta e orégãos q.b.

Confecção:
Temperam-se os lombos com sal e pimenta. Entretanto, lavam-se e cortam-se os lgumes em cubinhos. Num tacho, deita-se um fio de azeite e coloca-se o alho. Adicionam-se os legumes bem escorridos e salteiam-se, deixando-os al dente. Tempera-se com sal e polvilha-se com oregãos. Entretanto, douram-se os lombos (de ambos os lados) numa chapa quente anti-aderente untada com um pouco de azeite. Serve-se o peixe com o salteado de legumes.

Bom apetite!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Strogonoff gratinado


Recordam-se de vos ter deixado aqui as coordenadas para confeccionar este strogonoff com alho francês? Pois bem... este post nada mais é do que uma pequena variação dessa receita, uma vez que decidi acrescentar também um pouco de cenoura ralada (no momento em que se incorpora o alho francês) e no final, levar o strogonoff a gratinar ao forno. Para efeito, ao invés de acrescentar as natas directamente ao preparado, misturam-se as ditas (sempre de soja) com um pouco de molho bechamel (o qual se tempera com um pouquinho de sal e pimenta) e rega-se o strogonoff (entretanto já colcoado numa travessa para ir ao forno) com o molho. Polvilha-se com queji ralado e é só esperar que doure.

Bom apetite!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Canelones de perú e legumes


Deixo-vos a sugestão destes canelones. bem ricos em termos de recheio mas muito leves. Espero que gostem.

Ingredientes:
250 gr de carne de perú picada
1 alho francês
1 chávena de espinafres cozidos e picados
1 chávena de couve-flor cozida e partida em pedacinhos
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
queijo ralado q.b.
molho bechamel q.b.
sal, pimenta e noz moscada q.b.
azeite q.b.
cebolinho q.b.
manjerona q.b.
leite e farinha q.b.
10 a 12 tubinhos de canelones (que não necessitam de pré-cozedura)

Modo de confecção:
Num tacho largo, aquece-se um pouco de azeite e salteeia-se a cebola e o alho. Adiciona-se o alho francês cortado em rodelas finas e deixa-se amolecer. Incorpora-se a carne e deixa-se cozinhar. Junta-se os espinafres e a couve-flor, e tempera-se com sal, pimenta, cebolinho e manjerona. Rega-se com um pouco de leite e polvilha-se com farinha para criar um pouco de molho cremoso.

Entretanto, prepara-se o molho bechamel que servirá de cobertura aos canelones. Pode utilizar-se de compra, devendo temperar-se com um pouquinho de sal e noz moscada (eu costumo acrescentar um pouco de leite ou de natas de soja para liquefazer um pouco o molho). Em alternativa, pode preparar-se um pouquinho de molho bechamel muito rapidamente, bastando para isso levar 3 colheres de sopa de margarina ao lume, à qual se junta cerca de 2 colheres de farinha. Mistura-se bem para dissolver e incorpora-se aos poucos leite morno para desfazer os grumos e criar uma consistência cremosa. . Tempera-se com sal, pimenta e noz moscada.

Numa travessa, forra-se o fundo com um pouco de molho bechamel. Dispõem-se os canelones sem os sobrepor. Cobre-se com o restante molho e povilha-se generosamente com queijo ralado. vai ao forno até a superfície estar dourada.

Desta feita, o acompanhamento escolhido foi uma bela salada de rúcula, agrião e tomate, regada com um vinagrete balsâmico.

Bom apetite!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Vitela estufada


Deixo como sugestão uma carne de vitela muito simples de confeccionar mas muito saborosa. Desta vez foi servida com batatinhas e ervilhas salteadas, mas fica uma delícia com um arrozinho branco bem solto.

Ingredientes:
Carne de vitela (cubos ou tiras)
Vinho tinto q.b.
Cominhos q.b.
Polpa de tomate q.b.
Louro q.b.
Sal q.b.

Confecção:
Num tacho largo, coloca-se um fio de azeite e leva-se ao lume. Junta-se a carne. Adiciona-se um pouco de polpa de tomate e tempera-se com sal, cominhos e louro, e por fim rega-se com um pouco de vinho tinto e um pouco de água. Tapa-se e vai a cozer em lume brando até a carne estar tenra. Adicionar vinho e água consoante a necessidade de adicionar molho.

Bom apetite!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Quiche de alho francês e cogumelos

As quiches são sempre uma boa solução para uma refeição leve, saborosa e rápida, e são a companhia perfeita para uma boa salada.

Ingredientes:
1 base de massa quebrada refrigerada
2 alhos franceses cortados em rodelas finas
100 gr fiambre aos cubos
1 chávena de cenoura ralada
3 colheres de sopa de queijo emmental ralado
1 latinha de cogumelos
3 ovos
200 ml de natas de soja
sal, pimenta, azeite q.b.

Confecção:
Estende-se a massa (sem retirar o papel) sobre uma tarteira e pica-se o fundo com um garfo. Numa frigideira anti-aderente, aquece-se um pouco de azeite e salteia-se o alho francês e a cenoura. Junta-se o fiambre e os cogumelos. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta. Envolve-se bem. Numa taça, batem-se os ovos juntamente com as natas, e temperam-se com sal e pimenta (atenção ao tempero já colocado no recheio). Incorpora-se o líquido no recheio, envolve-se bem e adiciona-se o queijo. Coloca-se o recheio sobre a massa, dobra-se o excvesso de massa sobre a tarte e leva-se a assar em forno pré-aquecido a 190º até estar dourada.

Bom apetite!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Perna de perú no forno


Tinha na arca ainda uma perna de perú que havia sobrado das compras do Natal. Preparei-a no forno e ficou muito saborosa. De véspera, barrei-a como uma pasta feita com malaguetas frescas(retirar as sementinhas), alho, sal e um pouco de vinho branco, tudo bem triturado na 1-2-3. Depois de barrar a carne, reguei com vinho branco, coloquei louro, pimenta de moinho e uma pitada de cominhos.

No dia, alourei bem a carne toda por igual num tacho largo anti-aderente com um pouco de azeite. Juntei o líquido da marinada e adicionei umas cebolinhas pequenas. Levei o tacho ao forno (pré-aquecido) até a carne estar assada.

Bom apetite!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Ano novo, vida nova...

Antes de tudo, quero desejar-vos um excelente 2009, cheio de coisinhas boas e muita alegria e saúde.

Como se depreende do título do post, este ano marca (mais) uma mudança para mim. No caso, é acima de tudo um regresso a uma casa onde fui muito feliz profissionalmente. Contudo, a minha disponibilidade para tachos e fornos fica bastante reduzida, o que significa que o blog andará a um ritmo mais lento.

Neste momento, nada mais vos posso prometer senão que vou fazer tudo o que puder para cuidar deste cantinho com carinho e regularidade, com a promessa de esforçar-me para continuar a postar, com o carinho e gosto de sempre, o que for saindo da minha cozinha. Apesar dessa boa vontade e intenção, e como vos disse, não consigo assegurar qualquer regularidade, tudo dependerá do tempo que tiver para cuidar do meu "laboratório", ou seja, da minha cozinha.

Espero que compreendam, e espero do fundo do coração que não desistam do blog e que continuem, como até aqui, a serem visitas assíduas desta cozinha!

Beijos e abraços doces a todos.

Façam o favor de serem tremendamente felizes em 2009.

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.