terça-feira, 29 de abril de 2008

Com muita pena minha...


... não tenho tido tempo de 'alimentar' o blog como vocês merecem. Fica a promessa de compensar, assim que possível, esta ausência...


Obrigada a todos por continuarem a visitar este cantinho! Voltarei muito, muito em breve, com mais sabores!


Até já!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Bifes de cebolada




Há muito tempo que não fazia bifes de cebolada... Temperei os bifes (desta vez, de perú) com pimenta e alho moído. Entretanto, forrei o fundo de um tacho com azeite e uma camada de cebola às rodelas. Juntei um pouco de polpa de tomate, coloquei uma camada de bifes e temperei com sal. Repeti as camadas até esgotar a carne. Acrescentei um pouco de água e vinho branco para criar molho, tapei e deixei cozinhar em lume fraco até a carne estar tenra. Convém ir espreitando para verificar que existe molho... Servi com arroz de cogumelos!



Bom apetite!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Arroz de amêijoas




Simples e com sabor a mar! Forrar o fundo de um tacho com azeite e um pouco de alho picado. Juntar as amêijoas, tapar e deixá-las abrir, agitando o tacho de vez em quando. Assim que estiverem abertas, retiram-se as amêijoas deixando o molho que criaram e reservam-se. Deitar uma cebola cortada em meias luas e arroz, envolver bem e adicionar água (mais um pouco que o dobro da medida do arroz ). Temperar com sal, tapar e deixar cozinhar. Quando estiver quase cozido, juntar as amêijoas e polvilhar com coentros picados.




Bom apetite!

Burguers com molho cremoso




Esta semana tem sido um corre-corre, por isso não há muito tempo para preparar o jantar. Tinha uns hamburgueres de vitela no frigorífico, que decidi fritar num pouco de azeite, temperados com sal e pimenta. Depois de fritos, reservei e na gordura salteei por breves minutos cebola cortada em meias-luas (ficou al dente). Juntei o molho que havia preparado numa taça - um pouco de ketchup, natas de soja e alho moído. Adicionei os hamburguers para envolver. Acompanhamentos eleitos: arroz de ervilhas e salada de tomate.

domingo, 13 de abril de 2008

Crumble de maçã




Eu sou doida por coisas com maçã! E se há sobremesa que adoro, crumble de maçã é uma delas... Ainda por cima é tão fácil de fazer! Ontem eu e o I. fomos jantar a casa da minha irmã M. Como o meu sobrinho P. adora coisas de maçã - é da família! - fiz crumble para levarmos. Há várias receitas de crumble, esta é a que costumo fazer! Descasquei e parti em pedacinhos pequenos 6 maçãs (não importa a variedade, até podem misturar). Reguei com um pouquinho de vinho do porto para não acastanharem (ou sumo e limão se preferirem). Juntei uma mão cheia de nozes picadas e envolvi com uma colher de sopa de açúcar amarelo e outra de canela. Untei um pirex de ir ao forno com manteiga e dispus as maçãs. Reservei. Entretanto, fiz a massa enfarinhada que vai cobrir as maçãs: numa taça, juntei 2 chávenas de farinha, 1 de açúcar e 100 gr de manteiga. Envolvi e desfiz tudo com a ponta dos dedos até ficar uma massa tipo areia sem grandes bolas de manteiga. Cobri a mistura de maçãs, coloquei umas nozes de manteiga por cima e levei a forno a 180º durante cerca de 30 minutos até ficar douradinha. Não se esqueçam de servir morno com natas batidas ou bolita de gelado.




Bom apetite!

sábado, 12 de abril de 2008

Bacalhau com espinafres




Ontem, a S. e o N. vieram jantar cá a casa. Sendo dia de trabalho, e tendo o jantar sido decidido só mesmo ontem, não pude preparar nada com antecedência. Por isso, a solução foi basear-me no que tinha em casa. Optei por bacalhau com espinafres. Cozi o bacalhau em leite; depois de cozido, desfi-lo em lascas e reservei. Entretanto, cozi batatas partidas incertamente, e salteei espinafres num pouco de azeite e alho. Fiz também um refogado de azeite, ao qual juntei o bacalhau e as batatas. Dispus esta mistura num tabuleiro de ir a forno, cobri com os espinafre e envolvi em molho béchamel com um pouco de natas (com sal, pimenta e noz moscada). Não sobrou nada...




Bom apetite!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Costeletas aromáticas com arroz de maçã e amêndoas




Finalmente tive tempo esta semana de entrar na cozinha. Decidi então aventurar-me por um prato diferente, porque de facto não me apetecia jantar nada de convencional. Optei por temperar umas costeletas do lombo com alho moído, sal, mistura de pimentas, gengibre fresco ralado e um pouco de sumo de lima. Fritei-as em azeite.


Como acompanhamento, decidi arriscar um arroz de maçã e amêndoas, que ficou muito, muito bom! Refoguei num pouco de azeite cebola em meias-luas, alho em pó e a maçã em lâminas. Juntei amêndoa em lascas e o arroz vaporizado. Deixei fritar um pouco, envolvendo sempre, e acresentei uma pitada de caril para dar um pouco de gosto. Acrescentei o dobro do volume do arroz em água e deixei cozer em lume mínimo. A repetir, sem dúvida!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Sumo rosé :)




Com a suposta chegada do tempo mais quente no final da semana passada (que hoje parece mentira) começou a apetecer ter em casa sumos fresquinhos. Por isso, tinha comprado polpa de maracujá congelada, na expectativa de fazer uns sumos fresquinhos! Hoje decidi, mesmo apesar do tempo cinzentão, fazer... Bati a polpa de 2 saquetas com um pouco de água (cerca de 200ml por saqueta) e juntei morangos partidos. Adocei a gosto e já está!


(A minha) Bolonhesa




A bolonhesa é como o bacalhau com natas... existem dezenas (ou mais) receitas com ligeiras variantes, por isso acho que podemos dizer que cada um tem 'a sua' bolonhesa. A minha é assim... Alouro cebola e alho num pouco de azeite, e junto pimento verde e vermelho aos cubos. Acrescento a carne picada e tempero com sal, mistura de pimentas e orégãos. Quando a carne perde a cor vermelha, junto cogumelos laminados e polpa de tomate. Normalmente acrescento um pouco de água para criar molho e deixo a carne cozinhar. À parte, cozo a massa em água abundante com sal e um fio de azeite. Hoje o resultado foi este!




Bom apetite!


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Pizza!




Passámos o fim-de-semana fora com a T. e o P., por isso a cozinha cá de casa teve um pouco de descanso. Ontem, quando regressámos, fizemos uma pizza muito simples e rápida... Utilizámos massa de compra e recheámos com molho de tomate, queijo, fiambre, cogumelos, cebola e pimentos vermelho e verde. Depois de polvilhada com os imprescindíveis oregaos, foi ao forno até ficar assim...




Bom apetite!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Delícias de banana, bacon e queijo






Normalmente faço como entrada quando recebemos amigos cá em casa, mas hoje resolvi fazer como complemento para a salada da receita anterior e como 'prémio' pelo facto de o I. não ter feito grandes exigências para o jantar. É super simples de fazer: cortam-se bananas em pedaços da largura das fatias de bacon; eu costumo cortar depois cada um dos pedaços ao meio. 'Embrulha-se' cada pedaço numa fatia de queijo 'finíssima' e noutra debacon, prendendo o rolinho com um palito. Leva-se a alourar levemente num pouco de margarina.




Bom apetite!

Salada 'Bem-Boa'




No regresso do escritório para casa, ao falar ao telefone com o meu marido, perguntei-lhe o que lhe apetecia jantar. A resposta foi uma agradável surpresa: 'com o calor que está hoje, apetece-me uma salada!'. Estranhei um pouco, mas aproveitei a 'deixa'... Alourei uns cubinhos de bacon (sem adicionar qualquer gordura), aos quais juntei uns 'restos mortais' de pão que por ali andava na cozinha partidos em cubinhos. Deixei alourar bem e adicionei tomates cerejas partidos ao meio e tirinhas de abacaxi (fresco). Utilizei uma mescla de alfaces e ervas aromáticas, à qual misturei o preparado anterior. Numa tacinha, preparei por fim o molho: azeite, vinagre, mostarda velha aromatizada com tomate (compro já assim), sal e pimenta. Envolvi bem e servi...




Bom apetite!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Fettucine alla matriciana




Depois de um fim-de-tarde ensolarado, em que ainda houve tempo para um chá gelado à beira rio, confesso que a paciência para preparar algo de mais elaborado para o jantar era pouca. Nestas circunstâncias, a solução é (quase) invariavelmente a mesma: um prato de pasta! Desta vez, foi fettucine, e optámos pela versão alla matriciana. Um pouco de cebola, chourição (em substituição do bacon que tinha ido direitinho para a receita anterior), polpa de tomate e vinho branco para refrescar, e o imprescindível toque picante.




Bom apetite!

Pão de alho e queijo




Sobrara uma baguette do fim-de-semana... No frigorífico havia queijo, bacon e manteiga. Bastou juntar um alho picado, polvilhar com oregaos e depois de uns minutos no forno estava pronto!




Bom apetite!

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.