terça-feira, 3 de junho de 2008

Jardineira de lulas


Mais uma receitinha fácil... Levei um pouco de azeite a alourar, no qual refoguei cebola e alho picado. Juntei batatinhas cortadas aos cubos, cenoura e ervilhas. Adicionei um pouco de água quente e polpa de tomate. Entretanto, lavei e cortei as lulas em argolas, e juntei ao preparado. Temperei com sal, pimenta e picante, reduzi o lume e deixei cozinhar até estar tudo tenro. No final, polvilhei com ervas aromáticas (desta vez, foram coentros e um restinho de mangericão).

Bom apetite!

2 comentários:

Sara disse...

Mais uma receita deliciosa! Já não passa um dia que não venha cá "espreitar" as tuas experiências na cozinha... Já agora, queria perguntar-te algumas coisas acerca das natas de soja, das quais já verifiquei que és adepta: elas são inócuas em termos de sabor, ou têm algum travo característico que se nota na comida? Engrossam bem os molhos, ou temos de recorrer àquelas farinhas de engrossar? E por fim, ao nível do teor de gordura, são muito mais benéficas que as de leite? Desculpa bombardear-te com tanta questão, mas temos de recorrer a quem sabe... ;)
Beijinhos
Sara (sarafelix em "o nosso casamento")

Miss Gourmet disse...

Olá Sara!

Em primeiro lugar, agradeço as palavras carinhosas! Espero que o blog te seja útil e gostava que continuasses a deixar aqui os teus comentários.

Quanto às natas - deixa-me antes de mais nada dizer que não sou nenhuma profissional nem da saúde nem da culinária!!! É verdade que prefiro as natas de soja ao invés de utilizar as normais, é uma opção pessoal.

Vamos lá ver as tuas questões: quanto ao sabor, eu não noto diferença alguma, a não ser que não são tão pesadas ou enjoativas. Posso dizer-te que cozinho com as natas de soja da exacta mesma forma como cozinhava com as normais, seja em pratos frios (ex sobremesas) seja quentes. Pode uma vez por outra ficar mais líquido do que desejarias, mas se forem pratos quentes, podes juntar uma pitadinha de farinha. Eu pessoalmente nunca precisei de o fazer. Digo-te até que muitas vezes, nem chego a usar as natas para fazer os molhos, uso apenas leite e deixo apurar.

Quanto à parte nutricional (e mais uma vez, chamo a atenção de que não sou nenhuma profissional na matéria): a informação que tenho é que os produtos de soja utilizados em substituição do leite dito 'normal' e das natas são de mais fácil digestão (comprovo isso), não contém colesterol e têm menos gordura do que o leite de vaca.

Bj

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.