sexta-feira, 30 de maio de 2008

Empada de frango

Ainda na sequência do lanchinho de sábado, surge esta receita. Tinha comprado frango assado, e sobrou algum (muito!). Lembrei-me de fazer esta empada adaptando uma receita que a minha mãe retirou há largos anos da revista brasileira 'Cláudia'. A receita original chama-se 'torta de liquidificador' e é para ser feita de raiz (não com aproveitamento de frango). Um aviso 'à navegação': a massa fica alta e fofa! Aproveito e deixo a receita completa aqui, sendo que no caso em questão, a parte do recheio foi alterada para aproveitar as sobras de sábado.

Para o recheio:
1,5 kg frango em pedaços;
4 dentes de alho picados
sal a gosto
2 colheres de sopa de óleo
3 tomates maduros cortados em pedaços
4 folhas de louro
4 colheres de sopa de farinha
1/2 chávena de água

Para a massa:
3 ovos
1,5 chávena de leite
3/4 chávena de óleo
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
sal a gosto

Para preparar o recheio, limpa-se o frango e tempera-se com alho e sal. Aquece-se o óleo num tacho largo e acrescenta-se o frango temperado. Cozinha-se até dourar um pouco, mexendo de vez em quando. Junta-se os tomates e o louro, dexiando cozinhar até a carne estar meia macia. Retira-se do lume e separa-se o frango, que se corta em pedacinhos depois arrefecer um pouco. Retira-se a gordura da superfície do caldo assim como as folhas de louro. Acrescenta-se a farinha de trigo dissolvida na água e leva-se ao lume até engrossar. Verifica-se o tempero. Reservar.

No meu caso, parti o frango assado que tinha sobrado, levei ao lume com um pouquinho de óleo, juntei o tomate e a água com farinha para engrossar. Decidi juntar ainda uma latinha de cogumelos.

A massa é super simples de fazer e justifica o nome da receita: juntam-se todos os ingredientes no copo da misturadora até obter uma massa homogénea.

Coloca-se metade da massa numa travessa pirex untada e polvilhada. Coloca-se o recheio por cima, depois a restante massa, e vai ao forno pré-aquecido a 180º até dourar (+-40 min).

Bom apetite!

Sem comentários:

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.