Ainda na sequência do lanchinho de sábado, surge esta receita. Tinha comprado frango assado, e sobrou algum (muito!). Lembrei-me de fazer esta empada adaptando uma receita que a minha mãe retirou há largos anos da revista brasileira 'Cláudia'. A receita original chama-se 'torta de liquidificador' e é para ser feita de raiz (não com aproveitamento de frango). Um aviso 'à navegação': a massa fica alta e fofa! Aproveito e deixo a receita completa aqui, sendo que no caso em questão, a parte do recheio foi alterada para aproveitar as sobras de sábado.
Para o recheio:
1,5 kg frango em pedaços;
4 dentes de alho picados
sal a gosto
2 colheres de sopa de óleo
3 tomates maduros cortados em pedaços
4 folhas de louro
4 colheres de sopa de farinha
1/2 chávena de água
Para a massa:
3 ovos
1,5 chávena de leite
3/4 chávena de óleo
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
sal a gosto
Para preparar o recheio, limpa-se o frango e tempera-se com alho e sal. Aquece-se o óleo num tacho largo e acrescenta-se o frango temperado. Cozinha-se até dourar um pouco, mexendo de vez em quando. Junta-se os tomates e o louro, dexiando cozinhar até a carne estar meia macia. Retira-se do lume e separa-se o frango, que se corta em pedacinhos depois arrefecer um pouco. Retira-se a gordura da superfície do caldo assim como as folhas de louro. Acrescenta-se a farinha de trigo dissolvida na água e leva-se ao lume até engrossar. Verifica-se o tempero. Reservar.
No meu caso, parti o frango assado que tinha sobrado, levei ao lume com um pouquinho de óleo, juntei o tomate e a água com farinha para engrossar. Decidi juntar ainda uma latinha de cogumelos.
A massa é super simples de fazer e justifica o nome da receita: juntam-se todos os ingredientes no copo da misturadora até obter uma massa homogénea.
Coloca-se metade da massa numa travessa pirex untada e polvilhada. Coloca-se o recheio por cima, depois a restante massa, e vai ao forno pré-aquecido a 180º até dourar (+-40 min).
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário