segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Aviso à navegação!

Por falta de tempo para o alimentar, o blog vai ter que ficar em "banho-maria" durante uns dias. O volume extraordinário de trabalho e outros afazeres da minha vida pessoal não me deixam, infelizmente, muito tempo para o blog.

No que depender de mim, prometo voltar em breve!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Strogonoff de perú com alho francês


Ora aqui deixo uma variante do tradicional strogonoff. É muito fácil de fazer e saborosa.

Ingredientes:
250 gr de bifes de perú cortados em tirinhas finas
150 gr de alho francês cortado em rodelinhas
1 lata pequena de cogumelos laminados
200 ml de natas (eu uso sempre de soja)
flor de sal q.b.
pimenta q.b.
azeite q.b.
gengibre q.b. (em pó ou fresco ralado)
1 colher de sobremesa de molho inglês
piri-piri q.b.
alho moído a gosto

Confecção:
Começa-se por arranjar e cortar os bifes, assim como o alho francês. Aquece-se um pouco de azeite e salteeia-se a carne juntamente com o alho. Junta-se o alho francês e e tempera-se com flor de sal, pimenta, gengibre, o molho inglês e piri-piri. Adicionam-se os cogumelos, envolve-se bem e reduz-se o lume, deixando cozinhar durante alguns minutos. Por fim, junta-se as natas, tapando e deixando cozinhar até o molho engrossar um pouco e a carne e o alho francês estarem bem macios.

Bom apetite!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Rolinhos de massa filo com frango e alho francês


Bem, descobri mais uma solução para refeições rápidas! Nada como aproveitar umas folhinhas de massa filo, fazer um recheio ao gosto de cada um e saborear calmamente...

Ingredientes (para 4 rolinhos):
5 folhas de massa filo sobrepostas
150 gr de fiambre de frango fatiado (ou sobras de frango desfiadas)
1 latinha pequena de cogumelos
1 alho francês
1 colher de sopa de pão ralado
azeite q.b.
flor de sal q.b.
alho moído q.b.
pimenta q.b.

Confecção:
Começa-se por cortar o alho francês em rodelas muito fininhas e lavar-se bem. Corta-se o fiambre às tirinhas e reserva-se. Numa frigideira, aquece-se um fio de azeite e salteia-se o alho francês com os cogumelos laminados e o fiambre. Tempera-se a gosto com sal, pimenta e alho moído. No final, envolve-se uma colher de sopa de queijo ralado.

Entretanto, sobrepõem-se 5 folhas de massa filo, que se cortam em 4. Em cada quadradinho, coloca-se um pouco de recheio e enrolam-se os charutinhos, humedecendo com um pouquinho de azeite as extremidades para selar. Vai a forno pré-aquecido por alguns minutos até dourar. Sugere-se servir com uma salada a gosto!

Bom apetite!

domingo, 12 de outubro de 2008

Tiras de pota à Lagareiro


Nem só o bacalhau costuma ser feito à Lagareiro. Desta vez, foram umas tiras de pota que ficaram uma delícia!

Ingredientes:
Tiras de pota
Batatas pequenas
Cebola
Azeite
Alho picado
Vinagre de cidra
Flor de sal

Modo de confecção:
Lavam-se bem as tiras de pota e reservam-se. Lavam-se igualmente bem as batatas, as quais se levam a uma breve cozedura num tacho com água temperada fervente temperada com um pouco de sal (lembrem-se que as batatas irão ao forno com sal grosso, por isso tenham cuidado com o sal que colocam nesta água). Depois de escorridas, dispõem-se as batatas no tabuleiro do forno, e envolvem-se generosamente em sal grosso. Levam-se ao forno a assar.

Aquece-se uma chapa de grelhar (ou acendem-se as brasas, se tiverem tempo e assim o preferirem). Grelham-se as tiras de pota temperadas com flor de sal.

Entretanto, aquece-se azeite, ao qual se junta o alho picado. No final, junta-se um pouco de vinagre de cidra (para 2 dl de azeite, 1 colher de sopa de vinagre).

Uma vez assadas, dá-se um murro em cada batata. Numa travessa de servir, colocam-se as batatas e por cima as tiras de pota, regando com o azeite aromatizado. Por fim, dispõem-se rodelas de cebola por cima.

Bom apetite!

sábado, 11 de outubro de 2008

Filetes crocantes com arroz de feijão e espinafres


Cá em casa somos "arrozeiros" e adoramos peixe! Esta combinação desta vez tomou a forma de uns saborosos filetes com um arroz malandrinho!

Ingredientes:
Filetes (no caso, foram de maruca)
Ovo batido
Pão ralado
Farinha
Pimenta
Flor de sal
Sumo de limão
Alho moído
Salsa em pó, coentros em pó, tomilho
Arroz
Cebola
Feijão encarnado
Espinafres
Água q.b.
Polpa de tomate

Modo de confecção
Começa-se por temperar os filetes com uma pitada de flor de sal, alho moído, pimenta moída no momento e sumo de limão.
Num tacho largo, aquece-se um pouco de azeite, aloura-se a cebola e o alho e junta-se um pouco de polpa de tomate. Envolve-se o arroz, adiciona-se o feijão escorrido e os espinafres. Junta-se água quente q.b. (de forma a manter um arroz malandrinho), tempera-se a gosto. Reduz-se o lume e deixa-se cozinhar.

Num prato fundo, mistura-se o pão ralado com a salsa e os coentros em pó, e o tomilho. Passam-se os filetes por farinha, ovo e pela mistura de pão ralado, e fritam-se em óleo bem quente (ou alternativamente levam-se ao forno numa travessa forrada com papel de alumínio). Serve-se com uma salada mista.

Bom apetite!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Arroz de Mar


Apesar de ser bastante organizada na cozinha, designadamente no que se refere à gestão das compras, por vezes dou por mim a abrir a gaveta da arca e encontrar perdidos 1 lombo de salmão, 2 postas pequeninas de peixe, meia dúzia de camarões pequeninos... Puxa-se pela cabeça e qualquer coisa se arranja, certo? Que tal um Arroz de Mar, aceitam a sugestão?

Ingredientes:
Os já referidos :)
Arroz
Tomate maduro em cubos
Cebola e alho picados
Vinho branco q.b.
Flor de sal q.b.
Picante q.b.

Modo de confecção:
Começa-se por cozer brevemente os peixes num tachinho com água temperada com um pouquito de sal. Retira-se e lascam-se os peixes, reservando a água da cozedura. Entretanto, faz-se um refogado num tacho largo, ao qual se junta o tomate. Refresa-se com um pouco de vinho branco. Incorpora-se o arroz. Adiciona-se água suficiente de acordo com a quqantidade de arroz utilizada (mais uma vez, quer-se um arroz malandrinho), aproveitando a água da cozedura dos peixes. Junta-se o peixe e rectificam-se os temperos, deixando cozinhar, tendo sempre cuidado de manter o arroz malandro.

Bom apetite!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Esparregado de nabiças


Conforme prometido, aqui deixo a receita do esparregado de nabiças que preparei como acompanhamento dos bifes com molho de cerveja. A receita foi retirada da Revista "Cozinha Vegetariana" n.º 26 de Maio de 2006.

Ingredientes:
1 molho de nabiças tenras
sal
4 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de farinha
0,5 dl de leite
2 ovos cozidos (um para picar outro para decoração às rodelas)

Modo de confecção:
Depois de bem lavadas, cozem-se as nabiças em água com sal, durante cinco minutos. EScorre-se a água e cortam-se as nabiças em pedacinhos pequenos. Num tacho, aquece-se o azeite, acrescentam-se os alhos emagados e deixa-se alourar em lume brando. Adiciona-se então a farinha e mexe-se muito bem para a dissolveer completamente.

Incorporam-se as nabiças picadas ao preparado anterior, mexendo muito bem. Acrescenta-se o leite e deixa-se cozinhar por mais 5 minutos em lume brando, sem deixar de mexer. Tritura-se tudo a varinha mágica. Envolve-se o ovo picado e transfere-se para o prato de servir, decorando com as rodelas e ovo cozido.

Bom apetite!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Bifes com molho de cerveja


Mais uma receita retirada de uma revista, desta vez da "Saúde à Mesa", edição 6 de Setembro de 2006. Confesso que os bifes não são presença assídua cá em casa, mas feitos desta forma são uma delícia graças a este molho fantástico.

Ingredientes:
4 bifes de vaca com 150 gr cada
1,5 dl de cerveja
3 dentes de alho
1 iogurte natural (a única alteração que fiz foi substituir o iogurte por natas de soja porque tinha um pacote aberto que precisava ser utilizado)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de sal
tomilho e pimenta q.b.

Modo de confecção:
Descascam-se e picam-se os dentes de alho gorsseiramente. Numa taça, mistura-se a cerveja, os dentes de alho, o molho inglês, o sumo de limão, o açúcar, o tomilho picado a gosto, o sal e a pimenta, e deixam-se marinar os bifes neste preparado durante 30 minutos.

Leva-se uma frigideira ao lume como o azeite, junta-se os bifes escorridos e passam-se de ambos os lados a gosto. Retiram-se os bifes e junta-se o molho da marinada à frigideira, adicionando o iogurte (no meu caso, as natas), deixando cozinhar mexendo lentamente até reduzir.

Rectificam-se os temperos do molho e vertem-se sobre os bifes. Para acompanhamento escolhi batatinhas salteadas e esparregado de nabiças (cuja receita chega amanhã!)

Bom apetite!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Arroz à Valenciana


Existem diversas receitas de arroz à Valenciana disponíveis, econfesso que não sei dizer como reza a receita verdadeiramente original. Deixo aqui a minha versão - ou melhor dito, a versão que foi feita desta vez, porque este é um prato que permite sempre uma ou outra alteração consoante os ingredientes de que dispomos.

Desta vez, não tinha programado fazer este prato, mas ao ter algumas coisas 'soltas' pelo firgorígico que precisava 'despachar', e uma vez que o meu marido há muito me pedia um arrozinho destes, assim o fiz.

Desculpem as unidades de conta, mas se para mim já é difícil dar as receitas com quantidades certas, então nestas condições - de aproveitamento - mais difícil se torna!

Ingredientes:
2 coxinhas de frango
1 bifinho de novilho cortado em tirinhas
1 mão cheia de argolas de lulas
1 mão cheia de camarão cozido
1 mão cheia de amêijoas
5 delícias do mar
6 salsichas cortadas em rodelas
3 cenouras cortadas em rodelinhas
5 vagens de feijão verde cortadas às tiras pequenas
1,5 chávena de ervilhas
2 tomates maduros cortados em cubos
1 tira de pimento picado
1 cebola picada
alho picado q.b.
sal, pimenta, açafrão, azeite q.b.
água quente q.b. (em função da quantidade de arroz que coloquem, sendo que deverão garantir um arroz malandrinho)
arroz agulha

Modo de confecção:
Num tachinho pequeno, cozem-se as cozinhas de frango em água e um pouco de sal. Depois de cozidas, desfazem-se em tiras, que se reservam. Num tacho largo, aquece-se o azeite e aloura-se a cebola e o alho. Junta-se o pimento e o tomate. Adiciona-se o açafrão a gosto. Deita-se as tirinhas de novilho e deixa-se cozinhar. Junta-se-se as ervilhas, as cenouras e o feijão verde e envolve-se bem. Incorpora-se o frango previamente desfiado, o arroz e as salsichas, e por fim o arroz, envolvendo-se tudo. Junta-se a água quente e tempera-se com sal e pimenta a gosto. A 2/3 da cozedura, colocam-se as ameijoas, os camarões inteiros e as delícias. Deixa-se cozinhar mais um pouco e já está!

Bom apetite!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

6 de Outubro...

... o dia em que nos tornámos oficialmente 'husband & wife'! Feliz aniversário!

Love you!

domingo, 5 de outubro de 2008

Bolo de laranja e iogurte


Finalmente tive algum tempo para organizar algumas das receitas que ao longo dos últimos tempos encontrei em revistas que costumo comprar. Decidi assinalá-las, colocar as respectivas publicações 'à mão de semear' e começar a pôr as receitas em prática. Foi o caso de este bolo de limão e iogurte, que acabou por ser não de limão, mas de laranja.
Fica aqui a receita original retirada da revista "Cozinha Saudável e Vegetariana" de Setembro de 2008 (edição n.º54).

Ingredientes:
100 gr de manteiga vegetal
250 gr de açúcar de demerara
2 iogurtes naturais
300 gr de farinha de trigo
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
raspa de 2 limões (usei de 1 laranja grande)
açúcar em pó para decorar (não usei)

Modo de confecção:
Bate-se a manteiga com o açúcar até obter um creme. Em seguida juntam-se os iogurtes e envolve-se a farinha, os ovos, o fermento e a raspa de limão. Numa forma untada de manteiga e polvilhada de farinha, verte-se a massa e leva-se a forno brando até ficar cozido. Desenforma-se depois de arrefecer e polvilha-se com o açúcar.

A revista sugere servir o bolo com um creme de iogurte, que deverá ser servido numa molheira à parte, e que eu não preparei. Deixo as indicações à mesma, já que é mesmo muito simples de fazer, basta bater 1 dl de natas vegetais com 100 gr de açúcar em pó e 1 iogurte.

Bom apetite!

sábado, 4 de outubro de 2008

Legumes salteados

Em primeiro lugar, uma nota muito importante: não fui eu a cozinheira, mas sim o meu marido! Resolveu aventurar-se na cozinha e optou por uns bifes grelhados na chapa quente, um esparguete com molho de alho e uma coisa que costumo fazer que ele adora e que ainda não tinha sido publicado aqui no blog. Ficou tão orgulhoso da sua experiência que me perguntou: 'então não merece ir para o blog?' Aqui está como prometido!

Ingredientes:
1 courgete
cogumelos frescos laminados
tomate cereja
azeite q.b.
flor de sal q.b.
orégãos q.b.

Modo de confecção:
Lava-se a courgete. Retiram-se as extremidades e corta-se em rodelas largas, e depois cada rodela ao meio. Lavam-se muito bem os cogumelos, assim como os tomates cereja, que se cortam ao meio. Numa frigideira larga, aquece-se o azeite e colocam-se os legumes, que se salteiam por alguns minutos em lume forte, abanando a frigideira para envolver os legumes. Tempera-se com a flor de sal e os orégãos. Os legumes não devem ficar demasiadamente cozidos, apenas al dente.

Bom apetite!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Bruschetta natura


Adoro bruschettas e crostinis, seja como entrada de refeieção seja mesmo como refeição princiapl acompanhados de uma boa salada. Podemos seguir as receitas mais tradicionais ou dar asas à imaginação e ser mais ousados. Desta vez, optei pela simplicidade,´daí ter chamado a esta delícia bruschetta natura.

Ingredientes:
Fatias de pão (fiz com pão alentejano)
Tomate cortado aos cubos (misturem variedades, maduros e menos maduros)
Azeitonas pretas em rodelas
Azeite q.b.
Flor de sal q.b.
Oregãos e mangericão picado q.b.
Alho picado q.b.

Modo de confecção:
Começa-se lavar e cortar os tomates em cubos. Colocam-se numa taça e juntam-se as azeitonas. Tempera-se com flor de sal, oregãos, mangericão e um fiozinho de azeite. Reserva-se. Enquanto se torra ligeiramente o pão (na grelha de forno e até mesmo na torradeira para uma solução mais rápida), coloca-se numa taça azeite e alho picado para tomar gosto. Num prato de servir, colocam-se as fatias de pão, que se pincelam-se com o azeite aromatizado. Por cima, dispõe-se o preparado de tomate.

Bom apetite!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Estrela de fruta


Seja para uma sobremesa mais especial (sem deixar de ser simples), seja para um lancinho ou snack, deixo-vos esta sugestão que é fresca, saudável e alegre! Podem utilizar as frutas que entenderem e simplesmente dar asas à imaginação no que toca ao empratamento!

Ingredientes (para 2 pratinhos):
1 papaia
2 pêssegos
1 banana
1 iogurte natural magro
1 mão cheia de biscoitos triturados (eu usei os minibreaks clássicos Special K da Kellog's, que são uma delícia!)

Modo de confecção:
Nada mais simples do que cortar a papaia ao meio, retirar as sementes do centro e cortar cuidadosamente em fatias, que se colocam em forma de estrela em cada prato. Descascam-se os pêssegos, que se cortam aos gomos. Colocam-se estes no espaço livre entre cada fatia de papaia. Descasca-se a banana e corta-se em rodelas, que se colocam no centro da estrela. Deitam-se umas colheradas de iogurte (previamente mexido vigorosamente para ficar cremoso) por cima e polvilha-se com os biscoitos triturados grosseiramente.

(quem preferir, pode ainda adoçar o iogurte, usar iogurte com sabor, ou finalizar com um fiozinho de mel)
Bom apetite!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

De volta

Olá a todos! Depois de uma ausência forçada deste cantinho por motivos pessoais, acho que posso dizer que agora estou de volta. Poderá ser ainda a meio gás, mas prometo 'alimentar' este espaço tanto quanto me for possível. Já actualizei a listinha que podem encontrar no lado direito do blog com as receitas que fui 'acumulando' durante este tempo e que nos próximos dias aparecerão por aqui.

Até já!

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.