Existem diversas receitas de arroz à Valenciana disponíveis, econfesso que não sei dizer como reza a receita verdadeiramente original. Deixo aqui a minha versão - ou melhor dito, a versão que foi feita desta vez, porque este é um prato que permite sempre uma ou outra alteração consoante os ingredientes de que dispomos.
Desta vez, não tinha programado fazer este prato, mas ao ter algumas coisas 'soltas' pelo firgorígico que precisava 'despachar', e uma vez que o meu marido há muito me pedia um arrozinho destes, assim o fiz.
Desculpem as unidades de conta, mas se para mim já é difícil dar as receitas com quantidades certas, então nestas condições - de aproveitamento - mais difícil se torna!
Ingredientes:
2 coxinhas de frango
1 bifinho de novilho cortado em tirinhas
1 mão cheia de argolas de lulas
1 mão cheia de camarão cozido
1 mão cheia de amêijoas
5 delícias do mar
6 salsichas cortadas em rodelas
3 cenouras cortadas em rodelinhas
5 vagens de feijão verde cortadas às tiras pequenas
1,5 chávena de ervilhas
2 tomates maduros cortados em cubos
1 tira de pimento picado
1 cebola picada
alho picado q.b.
sal, pimenta, açafrão, azeite q.b.
água quente q.b. (em função da quantidade de arroz que coloquem, sendo que deverão garantir um arroz malandrinho)
arroz agulha
Modo de confecção:
Num tachinho pequeno, cozem-se as cozinhas de frango em água e um pouco de sal. Depois de cozidas, desfazem-se em tiras, que se reservam. Num tacho largo, aquece-se o azeite e aloura-se a cebola e o alho. Junta-se o pimento e o tomate. Adiciona-se o açafrão a gosto. Deita-se as tirinhas de novilho e deixa-se cozinhar. Junta-se-se as ervilhas, as cenouras e o feijão verde e envolve-se bem. Incorpora-se o frango previamente desfiado, o arroz e as salsichas, e por fim o arroz, envolvendo-se tudo. Junta-se a água quente e tempera-se com sal e pimenta a gosto. A 2/3 da cozedura, colocam-se as ameijoas, os camarões inteiros e as delícias. Deixa-se cozinhar mais um pouco e já está!
Bom apetite!