O tempo cinzentão começa a trazer à memória pratos mais outonais. A pedido do I., fiz este arroz que ele adora. Desta vez usei apenas cubos de vitela porque não tinha mais nada, mas costumo colocar vários tipos de carne (fica ao vosso gosto e critério).
Começa-se por temperar a carne com um pouco de vinho tinto, alho picado e louro. Enquanto toma um pouco de gosto, preparam-se os legumes: usei couve coração cortada em juliana, cenoura às rodelinhas finas e uma courgette que estava perdida no frigorífico cortada aos cubinhos.
Num tacho largo, aquece-se um pouco de azeite e refoga-se ligeiramente uma cebola cortada em meias luas fininhas e um pouco de bacon. Junta-se a carne para alourar ligeiramente, adiciona-se um pouco de polpa de tomate e do vinho onde a carne marinou. Tempera-se com um pouco de sal e pimenta (os temperos serão rectificados mais tarde depois de colocar os legumes e o feijão).
Adiciona-se o arroz e envolve-se, assim como os legumes e o feijão encarnado cozido. Junta-se água quente em quantidade suficiente para fazer um arroz malandrinho (3 ou 4 vezes o volume de arroz). Rectificam-se os temperos, tapa-se e reduz-se o lume.
Bom apetite!