sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Tostinhas com manteiga de alho e fiambre


Outra hipótese de entradinhas rápidas que segue o memso princípio das tostinhas de tomate e mozzarella são estas tostinhas. Corta-se o pão em fatias diagonais. Entretanto, derrete-se um pouco de manteiga com alho picado. Barram-se as tostinhas com esta manteiga, por cim colocam-se cubinhos de fiambre e um pouco de queijo emmental em fios. Leva-se ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal durante alguns minutos até o queijo derreter.

Bom apetite!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Doce de bolacha e café


Esta receita é super básica e é perfeita para uma sobremesa rápida. Ainda por cima dá para fazer antecipadamente e ter guardad no congelador ou arca para uma emergência. Pode ser servida em fatia ou assim "às colheradas". Aviso à navegação: tem uma textura densa e compacta, e um fantástico sabor a café.

Ingredientes:
250 gr de manteiga à temperatura ambiente
250 gr de açúcar amarelo
250 gr de bolacha torrada moída
6 gemas
1 café forte

Confecção:
Numa tigela mistura-se a bolacha com a manteiga, o açúcar, as gemas e o café. Mistura-se tudo muito bem. Coloca-se num pirex com tampa e leva-se ao congelador. Quem preferir, pode alternativamente colocar numa forma rectangular forrada com papel de alumínio, tapando bem também com papel de alumínio. Retirar cerca de 30 a 40 minutos antes de servir.

Bom apetite!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Tostinhas de pesto, tomate e mozzarella


Esta entrada é frequente cá em casa. É muito simples, rápida e saborosa. Basta cortar uma baguete em fatias na diagonal, barrar cada uma com um pouco de molho pesto, colocar por cima uma fatia de tomate e terminar com uma fatia de mozzarella. Leva-se ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal o tempo suficiente para o queijo derreter. Servir de imediato.

Bom apetite!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Delícia de suspiros com frutos vermelhos


Deixo agora uma delícia cuja receita me foi dada pela minha querida amiga e madrinha de casamento T. Para não fugir à regra, trata-se de uma receita super fácil, rápida e muito saborosa.

Ingredientes:
2 pacotes e natas frescas (as tais em saquinhos)
180 gr de suspiros
200 gr de frutos vermelhos congelados (desta vez usei apenas framboesas, e usei 300 gr)
1 colher de sopa de açúcar

Modo de confecção:
Batem-se as natas bem frias juntamente com o açúcar. Partem-se grosseiramente os frutos semi-congelados e juntam-se às natas. Desfazem-se também grosseiramente os suspiros (basta apertar entre os dedos) e envolvem-se nas natas. Leva-se ao congelador para solidificar. Retira-se cerca de 30 minutos antes de servir. Decorar a gosto!

Bom apetite!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Grande prazer


Que eu gosto de cozinhar, não é novidade. Que a cozinha para mim é muitas vezes um laboratório e também um local de terapia, onde me liberto de stresses quotidianos, também não é novidade. Como também não é novidade nenhuma que adoro, do fundo do coração, receber amigos em casa.

Para mim, não é obrigação ou frete algum cozinhar para amigos. É uma experiência de pura entrega, do fundo do coração. É dar-lhes um pouco de mim. Saber que proporciono a essas pessoas momentos de prazer, através dos pratos e iguarias que com tanto amor e carinho lhes preparo, é para mim também motivo de uma enorme felicidade.

Para essas ocasiões, que para mim são sempre especiais e únicas, todos os detalhes importam, porque cada pormenor é o espelho do que sinto por essas pessoas que tão importantes são para mim. Estarmos na companhia de quem nos é mais querido, em ambiente de pura amizade e alegria, é das maiores experiências de paz e felicidade que se pode viver.

No sábado, vieram cá a casa os nossos queridíssimos P., R. e a nossa princesa J.. Não fazem parte da nossa família de sangue, mas sim da família do coração. A foto ilustra a mesa no início da sua preparação. Simples, mas cheia de amor e vida.

Hoje, amanhã e sempre, com os Amigos... pelos Amigos.


sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Choquinhos com cebolada de pimentos


Há muito tempo que não fazia choquinhos e tinha uma embalagem na arca. Desta vez, resolvi fazer assim:

Ingredientes:
Chocos pequenos limpos (eu usei uma embalagem congelada, poderão usar frescos; também dá com argolas de lulas)
1 chávena de tiras de pimentos fininhas (verde e vermelho)
1 cebola cortada em meias luas finas
4 dentes de alho em lâminas finas
sal e azeite q.b.
vinagre q.b.

Confecção:
Numa frigideira ou tacho anti-aderente, aquece-se o azeite. Refoga-se a cebola, o alho e os pimentos. Juntam-se os choquinhos lavados e bem escorridos. Envolve-se bem, mantendo em lume alto. Tempera-se com um pouco de sal. Deixa-se cozinhar até os choquinhos estarem tenros. No final da cozedura, borrifa-se com um pouco (muito pouco) de vinagre.

Eu servi sobre uma cama de batatas aos cubos salteadas.

Bom apetite!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Tamboril com molho de manjericão


Esta receita foi retirada... do saco onde vem o Jornal "Expresso"! É mesmo! Nas últimas duas semanas, o saco trazia publicidade às natas Alpro Soya (nada mais, nada menos, do que a marca que uso), e esta é uma das receitas.

Fiz algumas alterações (já vos digo quais), mas transcrevo a receita completa e original:

Ingredientes:
+- 400 gr de tamboril (eu usei lombos)
sal e pimenta
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de margarina (eu usei Becel cozinha)
1/2 cebola bem picada
1 dente de alho bem picado
pimenta preta
100 ml vinho branco seco
1 mão-cheia de folhas de manjericão (eu, preguiçosa, usei molho pesto de compra!, 2 colheres)
100 ml de natas de soja Alpro

Confecção:
Corte o tamboril em fatias (não cortei) e passe pela farinha. Tempere com sal e pimenta (primeiro temperei, depois passei pela farinha). Aqueça a margarina numa frigideria e frite o tamboril 2 minutos de ambos os lados. Retire e mantenha quente. Reduza o lume e aloure a cebola e o alho. Adicione o vinho branco e o majericão (no meu caso, o pesto). Deixe apurar e junte as natas. Bata o molho com a varinha mágica (pulei esta parte). Coloque os pedaços de tamboril nos pratos e verta o molho por cima (eu voltei a colocar o peixe na frigideira para envolver bem). Sirva com arroz branco (eu servi com arroz de amêndoas).

Bom apetite!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pizza La Reine


Há dias em que os apetites são incontornáveis... e quando o cenário é estar descontraidamente sentada à lareira a comer uma boa fatia de pizza, nada mais resta senão meter mãos à obra. Confesso que nós somos mais fãs de massas finas e crocantes, mas esta massinha fofa também é muito boa. Acima de tudo, é muito simples de se fazer.

Ingredientes:
200 gr de farinha (eu pus mais um pouco "a olhómetro" enquanto amassava a massa)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
30 gr margarina
1 dl leite
1 dl água
sal

Recheio a gosto (neste caso foi:)
200 gr de molho de tomate com basílico
200 gr de queijo mozzarella em fios
90 gr de fiambre em cubos
tirinhas de pimentos vermelho e verde
1 cebola pequena
orégãos q.b.

Confecção:
Numa tigela, mistura-se a farinha com o fermento e o sal. Abre-se uma cova no meio e coloca-se a margarina, o leite e a água. Amassa-se até a massa ficar lisa e macia (eu fui colocando mais farinha aos poucos até a massa deixar de ficar grudenta). Deixa-se repousar um pouco. Numa superfície enfarinhada, estende-se a massa com a altura e dimensão desejadas. Cobre-se com o molho de tomate e o queijo, tendo o cuidado de pincelar o rebordo da massa com azeite para não queimar durante a cozedura. Por cima, coloca-se o fiambre, as tiras de pimento e os cubos de fiambre e polvilha-se com oregãos. Leva-se a assar em forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 20/25 minutos minutos (dependendo do forno).

Bom apetite!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Frango com cerveja


Nada mais simples do que este frango com um molho cremoso de cerveja... É mais uma das versões que por aí correm e faz uso da já bem conhecida sopa de cebola.

Ingredientes:
1 frango partido aos pedaços
1 pacote de sopa de cebola instantânea
200 ml de natas (mais uma vez, e como sempre, usei de soja)
1 garrafa de cerveja (usei Super Bock Green)
coentros frescos para polvilhar
azeite q.b.
1 cebola picada

Confecção:
Começa-se por alourar uma cebola finamente picada num pouco de azeite. Aloura-se os epdaços de frango. Junta-se o conteúdo da sopa de cebola e rega-se com a cerveja. Envolve-se bem, reduz-se o lume e deixa-se cozinhar em lume brando durante cerca de 10 minutos. Adicionam-se as natas, dá-se uma mexida e volta-se a tapar. No final da cozedura, polvilha-se com coentros frescos picados. O acompanhamento é a gosto (desta feita, foi servido com puré de batata).

Bom apetite!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Caracol de maçã e nozes picadas


Encontrei esta receita no site da Vaqueiro. Mais uma que está aprovada, é óptima para acompanhar uma boa chávena de chá!

Ingredientes:
360 gr de farinha
1 colher de chá de sal
100 g de açúcar demerara (quem preferir pode usar açúcar normal)
1 saqueta de levedura seca
40 g de Vaqueiro Líquida (eu usei Becel Cozinha)
1 ovo
1,5 dl de leite
1 frasco de doce de maçã
canela em pó
50 gr de nozes picadas
açúcar em pó

Confecção:
Deite a farinha, o sal, o açúcar e a levedura seca numa tigela. Misture bem e abra uma cavidade ao meio. Deite aí a Vaqueiro Líquida, o ovo e o leite quente. Mexa com uma colher de pau até todos os ingredientes estarem ligados e a massa se soltar das paredes da tigela. Coloque a massa sobre a bancada de cozinha enfarinhada e amasse um pouco com as mãos até a massa estar macia e lisa. Estenda com o rolo da massa numa placa com cerca de 1 dedo de espessura. Barre a superfície com o docede maçã, polvilhe com canela em pó e salpique com as nozes picadas. Enrole como se fosse uma torta, molde em caracol e coloque sobre uma base enfarinhada. Tape com um pano e deixe levedar em local quente durante 1 hora. Entretanto ligue o forno e regule-o para os 180 °C.Coza durante cerca de 35 minutos (depende do forno... o meu cozeu em menos tempo, é questão de irem espreitando). Quando retirar do forno, polvilhe com açúcar em pó.

Bom apetite!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Depois da banana... o abacaxi dourado! :)


E que tal experimentar uma coisa parecida, mas com umas rodelas de abacaxi? Fica bom, é verdade, mas confesso que prefiro o resultado conseguido com a banana. Os passos são muito simples: cortam-se e arranjam-se as rodelas de abacaxi (eu uso fresco, que me desculpem mas prefiro abacaxi a ananás, e não gosto de ananás enlatado). Polvilham-se as rodelas com um pouco de açúcar (branco ou amarelo, fica ao vosso critério). Entretanto, aquece-se numa frigideira anti-aderente um pouco de manteiga sem sal, e colocam-se as rodelas de fruta. Polvilha-se com canela a gosto e deixa-se alourar. Serve-se com uma bola de gelado (no caso, de baunilha).

Bom apetite!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Penne al forno


Deixo-vos agora um sugestão de um prato de massa no forno.

Ingredientes:
Carne picada
Cebola picada
Alho picado
Cenouras cozidas aos cubinhos
Fiambre aos cubos
Cogumelos laminados
Polpa de tomate
Vinho branco
Sal, pimenta, oregãos e sementes de coentros q.b.
Noz moscada q.b.
Azeite q.b.
Molho bechamel
Queijo para gratinar
Massa (penne)

Modo de confecção:
Numa frigideira, aquece-se um pouco de azeite. Num almofariz, esmagam-se as sementes de coentros. Colocam-se as sementes no azeite quente para abrir o sabor, juntamente com os oregãos. Refoga-se brevemente a cebola e os alhos. Aloura-se a carne picada e tempera-se com sal e pimenta. Juntam-se os cogumelos e as cenouras, bem como a polpa de tomate. Envolve-se bem, rega-se com um pouco de vinho. Rectificam-se os temperos e deixa-se cozinhar. Entretanto, coze-se a massa em água fervente com sal. Depois de cozida, escorre-se.

Dispõe-se a massa num tabuleiro de ir ao forno, e por cima coloca-se o recheio. Verte-se o molho bechamel (previamente temperado a gosto com sal, pimenta e noz moscada) e envolve-se bem. Polvilha-se com queijo para gratinar e leva-se ao forno pré-aquecido. Serve-se com salada.

Bom apetite!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Bolinhas de frango


Tinha 3 peitinhos de frango pequeninos e não sabia que fim dar-lhes. Optei por transformá-los nestas saborosas bolinhas, que poderão servir com uma salda ou até como aperitivo.

Ingredientes:
3 peitinhos de frango cozidos
1 linguicinha picante
1 cebola picada
1 mão-cheia generosa de coentros frescos
1 cenoura ralada
pão ralado q.b.
óleo q.b. (se se optar pela fritura)

Modo de confecção:
Num robot de cozinha, trituram-se os peitinhos de frango cozidos e cortados aos pedaços, a cenoura ralada, os coentros, a linguiça aos pedaços e a cebola. Moldam-se bolinhas que se passam por pão ralado e fritam-se em óleo quente, ou levam-se ao forno até dourarem.

Bom apetite!

sábado, 8 de novembro de 2008

Bacalhau no forno com alho francês e cenoura


Nós cá em casa adoramos bacalhau. A versatilidade deste alimento permite variadíssimas formas de confecção, sendo esta que aqui vos deixo apenas uma delas. Espero que gostem!
Ingredientes:
2 lombos de bacalhau
1 litro de leite
250 gr de batata palha
200 ml de molho bechamel
200 ml de natas de soja
3 cenouras raladas
1 alho francês cortado em juliana fina
1 cebola grande
sal, pimenta e noz moscada q.b.
queijo para gratinar q.b.
pão ralado q.b.

Confecção:
Coze-se o bacalhau em leite. Depois de cozido, retiram-se as espinhas e desfia-se. Reserva-se. Num tacho largo, aquece-se um fio de azeite e refoga-se a cebola. Junta-se a cenoura ralada e o alho francês, envolvendo bem para amolecer. Junta-se a batata palha, mexe-se bem e deixa-se cozinhar até a batata começar a amolecer. Adiciona-se o bacalhau desfiado e envolve-se. Entretanto, numa taça mistura-se o molho bechamel e as natas, temperando a gosto com sal, pimenta e noz moscada. Misturam-se 2 colheres bem cheias de queijo própio para gratinar.

Numa travessa de ir ao forno, coloca-se o preparado de bacalhau e por cima despeja-se o molho bechamel. Com a ajuda de um garfo, aconhchega-se o bacalhau de forma a que o molho impregne bem. Polvilha-se com pão ralado e leva-se ao forno (pré-aquecido) a dourar. Serve-se com uma boa salada.

Bom apetite!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Banana dourada


Deixo-vos uma sugestão para uma sobremesa super rápida.

Ingredientes:
banana
manteiga sem sal q.b.
açúcar amarelo q.b.
mel q.b.
nozes picadas q.b.
canela q.b.
gelado de baunilha q.b.

Modo de confecção:
Descascam-se as bananas e retiram-se os fios. Cortam-se longitudinalmente. Numa firgideira anti-aderente, aquece-se manteiga sem sal e colocam-se as bananas. Polvilha-se com açúcar amarelo e deixam-se alourar de ambos os lados. Colocam-se num prato de servir e, para os mais gulosos, regam-se com um fio de mel. Polvilha-se com canela e nozes picadas. Servem-se de imediato com uma bolinha de gelado de baunilha.

Bom apetite!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Lombo de porco assado com castanhas


Eu adooooooro castanhas, é uma verdadeira perdição para mim. Assadas, cozidas ou incorporadas noutros pratos, não recuso nunca! Deixo-vos esta sugestão de lombo de porco assado com castanhas, que fica uma delícia.

Ingredientes:
1 lombo de porco limpo
150 gr de castanhas cozidas e peladas
Batatinhas q.b.
2 cebolas
6 dentes de alho grandes
1 mão cheia de coentros frescos
azeite q.b.
cominhos q.b.
gengibre q.b.
noz moscada q.b.
sal q.b.
colorau q.b.
molho inglês q.b.
vinho tinto q.b.
pimenta q.b.
piri-piri q.b.

Modo de confecção:
De véspera, prepara-se a pasta com que se vai barrar o lombo, colocando e triturando num robot de cozinha uma das cebolas, os alhos, um fio de azeite, os coentros, o molho inglês, o piri-piri, a pimenta, o gengibre, a noz moscada e o colorau. Barra-se o lombo com sal, depois com a pasta e rega-se com um pouco de vinho. Veda-se bem e leva-se ao frigorífico para tomar gosto.

No dia, dá-se uma pequena cozedura prévia às batatas (eu não tirei a pele) e cozem-se as castanhas, se for o caso (eu usei já cozidas e peladas da marca Continente). Coloca-se num fundo de uma travessa de ir ao fonro um fio de azeite, uma camada de cebola às rodelas, e o lombo. Rega-se com a marinada. A meio da cozedura, junta-se as batatas em redor do lombo, assim como as castanhas. Ir regando com o próprio molho, e se necessário juntar um pouco mais de vinho.

Bom apetite!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Bolachinhas de garfo

Esta receita (que por sua vez veio daqui) está mais que aprovada, e é tão fácil, mas tão fácil de fazer...

Ingredientes:
125 gr de açúcar (para a próxima corto um pouco - 110 gr)
125 gr de manteiga (usei Becel cozinha)
250 gr de farinha
1 ovo
Açúcar para polvilhar

Modo de confecção:
Amassar bem todos os ingredientes. Formar pequenas bolinhas e enrolá-las em açúcar. Pisar por cima com um garfo. Colocar num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal (que se polvilha com farinha) e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15/20 minutos (eu desliguei o forno e deixei-as descansar um pouco mais com o forno desligado e fechado antes de retirá-las).

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.