quarta-feira, 20 de agosto de 2008

www.cariellen.com

Preciso de tempo. Tempo para mim e para ti, para nós, para tudo e para nada. Preciso de leveza de espírito. De calma. De me fechar sobre mim para poder alargar horizontes. De respirar fundo e sentir um novo fôlego, fresco e com esperança. Preciso de um sorriso... de um sorriso da alma… de sentir que não preciso pensar, apenas ter tempo e disponibilidade de espírito para sentir o que ainda não sinto. Preciso de retemperar forças, traçar rumos e objectivos. Preciso encontrar-me.

Volto em breve…

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Migas de couve com feijão preto


Um dos meus restaurantes preferidos é o "Escorropicha Ana!", situado na aldeia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira (Guarda). O tempo outonal que nos últimos dias resolveu interromper o Verão fez surgir a vontade de "matar saudades", ainda que de uma forma modesta e apenas aproximada, das belíssimas migas com couve lombarda e feijão servidas em telha nesse restaurante. Resolvei portanto interromper a "onda" de refeições leves e frescas, e meti mãos à obra. O resultado foi este, que acompanhou uns medalhões de porco assados.

Ingredientes:
Broa de milho esfarelada
Couve lombarda
Feijão preto
Azeite
Alho picado

Confecção:
Coze-se a couve cortada em juliana em água e sal, reservando-se a água após a cozedura. Em azeite quente, aloura-se o alho. Assim que este começa a libertar o aroma (cuidado para não alourar), junta-se a broa esfarelada (com ou sem côdea, consoante o gosto de cada um) e deixa-se cozinhar um pouco. Junta-se a couve escorrida e o feijão preto. Adiciona-se aos poucos água da cozedura da couve (a gosto, consoante gostem mais ou menos secas), mexendo as migas. Rectificam-se temperos, se necessário.

Bom apetite!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Cuca da Tia Dalila


Já há muito tempo que andava tentada a experimentar uma receita de cuca, uma vez que tenho encontrado várias em blogs brasileiros. O que é uma cuca? Bom, de facto não vos consigo explicar com toda a certeza, por isso peço aos visitantes brasileiros deste cantinho que deixei aqui a explicação correcta! A ideia que tenho de momento é a de que "cuca" é o nome dado no Sul do Brasil aos bolos com uma espécie de farofa doce e crocante por cima da massa. Esta farofa pode ser simples ou por exemplo conter banana ou maçã.

Esta receita que pus em prática tem uma farofa simples, com um agradável sabor a canela. A Dalila, dona da receita, não é minha tia (creio até que não conheço nenhuma Dalila :)), mas está de facto de parabéns porque adorámos o resultado: uma massa fofa com uma agradável farofa doce aromatizada com canela como cobertura!

Ingredientes:
4 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de açúcar
1 chávena de leite
4 ovos
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de fermento
Farofa:
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de farinha de trigo
canela em pó
1 ou 2 colheres de margarina ou manteiga
Confecção:
Batem-se os ovos com o açúcar. Misturam-se os restantes ingredientes até formar uma massa homogénea. Para fazer a farofa, basta colocar os ingredientes numa taça e ir amassando até ficar uma areia grossa. Coloca-se a massa numa forma com untada e polvilhada. Por cima da massa, coloca-se a farofa e leva-se a cozer em forno pré-aquecido durante cerca de 40 minutos (este é o tempo de cozedura da receita original, mas a minha cozeu em menos tempo, é portanto questão de ser ir controlando a cozedura consoante o forno).

Bom apetite!

sábado, 16 de agosto de 2008

Choquinhos com alho e azeite


Aqui está mais uma receita simples, com poucos ingredientes e sem dificuldades de confecção, mas nem por isso menos saborosa.

Ingredientes:
400 gr de choco limpo (uma embalagem congelada)
azeite
meia cabeça de alhos
sal
salsa picada
limão

Confecção:
Lavam-se e secam-se os chocos. Num tacho largo, aquece-se o azeite no qual se colocam os alhos esmagados. Assim que começar a libertar o aroma do alho, juntam-se os chocos. Tempera-se de sal e deixa-se cozinhar até os chocos estarem tenros. Desliga-se, polvilha-se a salsa picada e rega-se com umas gotas de limão.

Bom apetite!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Tarte de manga


Para o almoço de aniversário da minha cunhada (parabéns, F.!), fiz esta tarte de manga.
Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
120 gr de manteiga
leite q.b.
1 lata de leite condensado
1 lata pequena de polpa de manga
1 saqueta de gelatina
sumo de meio limão
1 pacote de natas

Confecção:
Começa-se por triturar a bolacha. Numa taça, mistura-se a bolacha ralada com a manteiga derretida e amassa-se. Caso seja necessário, pode juntar-se um pouquinho de leite (umas gotas apenas) para ajudar a amassar. Forra-se uma tarteira de fundo amovível que se leva ao frio enquanto se prepara o recheio.

No copo liquidificador mistura-se a polpa de manga com o leite condensado e o sumo de limão. Dissolve-se a gelatina num pouco de água (e leva-se 25 segundos ao microondas na potência máxima), e junta-se o preparado anterior, assim como as natas. Mistura-se bem até se obter um preparado homogéneo.

Deita-se o preparado sobre a massa da tarte e vai ao frio até servir para solidificar.

Bom apetite!
(usei gelatina em pó sem sabor; poderão usar outra gelatina da vossa preferência)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Crumble de legumes com caril


Há uns meses descobri o blog da Ana Elisa e devo confessar que fiquei logo fã incondicional! As receitas (deliciosas, por sinal) são-nos apresentadas com um humor e à-vontade extraordinários, fazendo-nos sentir como 'amigos da casa'. Uma das primeiras receitas da Ana que 'marquei' para experimentar foi este crumble de legumes com caril, e só posso dizer que foi uma óptima escolha!

Deixo aqui a receita tal como a fiz, uma vez que introduzi umas pequeninas alterações, seja porque tal como a Ana Elisa, quando reparei não tinha exactamente os ingredientes e quantidades necessárias, seja porque precisei de mais um pouco de farinha. Estas alterações não invalidaram o sucesso da receita.

Ingredientes:
1 beringela cortada em pedaços pequenos
1 courgette cortada em pedaços pequenos
1/2 pimento vermelho (sem sementes) cortado em cubinhos pequenos
1/2 pimento laranja (sem sementes) cortado em cubinhos pequenos
1/2 chávena de castanhas de caju sem sal picadas
3 c. (sopa) de manteiga sem sal
4 c. (sopa) de farinha de trigo
2 c. (chá) de caril
azeite q.b.
sal q.b.

Confecção:
Depois de lavados e cortados, refogam-se os legumes cortados num pouco de azeite, sal e metade do caril. Deixam-se cozinhar por cerca de 15 minutos, até estarem cozidos al dente.

Numa tigela, mistura-se o resto do caril, a farinha, as castanhas picadas e a manteiga, mexendo com um garfo para desfazer os pedaços de manteiga e criar uma farinha areada grossa. Colocam-se os legumes cozidos numa travessa baixa e espalha-se a farofa por cima. Leva-se ao forno pré-aquecido a 210º por cerca de 10 minutos, até dourar. Serve-se de imediato.


Bom apetite!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Jangada de abacaxi

A minha participação neste desafio foi feita com esta jangada de abacaxi. Deixo aqui as coordenadas para uma refeição fresca, saborosa e agradável também à vista!

Ingredientes:
1 abacaxi maduro
1 manga
4 fatias de peito de perú fumado
250 gr de camarão cozido médio (40/60) - cerca de 12 camarões
200 ml de leite de côco
sumo de meio limão
1 mão cheia de salsa e coentros picados
sal e pimenta q.b.

Confecção:
Em primeiro lugar, arranja-se o abacaxi. Corta-se o dito ao meio, tendo cuidado para não partir as folhas. Utilizando uma faca afiada e com cuidado para não romper a casca, recorta-se a polpa de cada metade. Uma vez feito o contorno, golpeia-se a polpa de ponta a ponta, tanto ao comprimento como à largura do abacaxi, de forma a desenhar uns cubos. Com a ajuda de uma colher, retira-se a polpa em cubos. Reserva-se para uma taça.

Descasca-se e corta-se uma manga madura também em cubos, que se junta à manga. Descascam-se os camarões, que se cortam aos pedaços e junta-se à fruta. Mistura-se, e dispõem-se este preparado em cada metade do abacaxi, juntando em cada jangada 2 fatias de peito de perú fumado enroladas.

Para o molho, basta temperar o leite de côco com o sumo de limão, as ervas picadas e sal e pimenta a gosto. Eu optei por servir numa molheira, porque preparei também um molho vinagrete clássico para agradar a todos os comensais, mas se preferirem poderão envolver as frutas com o molho antes de colocar o recheio nas jangadas.

Poderão acompanhar também com umas torradinhas de alho, bastando para isso levar durante alguns minutos um tabuleiro ao forno com fatias de pão de forma cortadas em 3 e barradas com manteiga de alho e ervas.

Bom apetite!

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Uma canjinha para aquecer a alma...


O tempo cinzentão que resolveu invadir o nosso Verão ditou que uma simples e deliciosa canja fosse a rainha da nossa mesa. Numa panela com água cozi um frango partido em pedaços, juntamente com 2 cebolas cortadas aos pedaços e 2 cenouras. Temperei com sal e deixei cozer. Retirei o frango e desfiei. Parti a cenoura em cubinhos. Voltei a colocar a carne e a cenoura na panela e deitei arroz carolino (confesso que é a olho...). Para recordar o sabor de infância, faltou apenas a folhinha de hortelã no final.

Bom apetite!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Rolinhos de pão


Continua o desfile de soluções rápidas e práticas que ocupam os cardápios das nossas refeições cá por casa nas próximas semanas. Desta vez, coloquei em prática uma sugestão da revista Blue Cooking de Julho, com pequenas alterações.

Ingredientes:
1 lata de milho
1 cenoura ralada (não utilizei)
8 fatias de pão de forma sem côdea
4 fatias de fiambre fumado
1 pepino cortado em fatias finas
1 lata de atum escorrido (utilizei ainda 3 delícias do mar picadas)
2 colheres de sopa de maionese
3 folhas de alface cortadas em tiras (usei mescla de alfaces)
1 abacate cortado em fatias compridas (não usei)

Confecção:
Num robot de cozinha, reduz-se o milho a puré juntamente com um pouco de água (usei o líquido da própria lata). Colaca-se o pão numa superfície de trabalho e com um rolo de massa, espalmam-se as fatias. Barram-se 4 fatias de pão com o puré de milho deixando uma margem de cerca de 2 cm nas laterais. Cobre-se com o fiambre, a cenoura e o pepino. Enrola-se cuidadosamente. Envolvem-se os charutos em película aderente e levam-se ao frigorífico (levei 20 minutos).


Desfaz-se o atum escorrido com a maionese (eu acrescentei as delícias), misturando bem. Nas restantes 4 fatias de pão, coloca-se a alface e por cima a pasta de atum, seguido do abacate. Enrolam-se cuidadosamente e envolvem-se em película aderente, levando ao frigorífico (levei 20 minutos).

Na altura de servir, desenrolam-se os charutos com cuidado e cortam-se em rodelas. É uma óptima ideia para uma entrada, que desta vez serviu mesmo de refeição principal, acompanhado de uma boa salada mista.

Bom apetite!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Top 10

Enquanto estive de férias, a Mrs. Singh e a Moranguita desafiaram-me a escolher as minhas 10 receitas preferidas. As regras do desafio são:

1- Publicar 10 fotos das nossas receitas favoritas.
2- Indicar o nome e o link do blog da pessoa que indicou a receita, se for o caso.
3- Passar o desafio a 5 amigos(as) e deixar um comentário no blog de cada um(a).

Aqui vai o meu top ten (a ordem é aleatória e não indica o ranking de preferências, considerem todas as 10 como "medalhas de ouro"... já é difícil indicar apenas 10, quanto mais ordená-las!)

Quanto à regra n.º 3... a esta 'altura do campeonato', o desafio já passou por muitos blogs, por isso não faria muito sentido estar a indicar outros blogueiros que com certeza já receberam o desafio. Por isso, alargo o convite a todos os que por aqui passem e queiram construir o top 10 do seu blog!

[Edição do post após a recepção de comentário 'enjoado' e 'mal-criado', que obviamente foi eliminado sem ver a luz do dia: Sr. Anónimo (pois, quem mais, senão um cobarde anónimo?!): não vou descer ao seu nível no que ao linguajar diz respeito, mas permita-me que em bom português lhe diga que "só come quem quer". Esta é a minha selecção e mais não é do que uma resposta a um desafio que me foi colocado. Ninguém o obriga a si, nem a mais ninguém, a visitar o blog nem muito menos a experimentar estas receitas. Fica ao critério de cada um. Contudo, malcriadices, não obrigado. Pode ir ser malcriado para outra freguesia, para a sua cozinha - que se depreende ser um local perfeito, pelo que dá a entender - ou para onde bem entender, porque aqui desaforos não entram]

Frango crocante


Bife de frango com bolinho de batata e purá de maçã


Mini-pizzas em pão pitta


Queques de prata
Crumble de maçã


Salmão tropical


Filetes com alho francês

Gelado de goiaba


Filetes com banana e molho de maracujá


Laranjas em calda aromática

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Iogurte grego com frutos secos e mel


Nos dias quentes, nada melhor do que uma sobremesa fresquinha! Numa taça, coloquei o conteúdo de 2 iogurtes gregos, alternando em camadas com frutos secos picados (usei nozes, amêndoas e avelãs) e mel a gosto. Depois, basta servir e saborear!

Bom apetite!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Tosta de tomate, mozzarella e pesto


Apesar de curtas, as férias deixaram instalar uma preguiça culinária no meu corpo, da qual será difícil recuperar nos próximos tempos, até porque daqui a poucas semanas entrarei de férias novamente (assim espero). Por isso, e enquanto esse dia não chega, as soluções adoptadas cá em casa revestem-se de um sentido prático ainda maior. É o caso desta tosta de tomate, mozzarella e pesto, que garante uma refeição ligeira super saborosa e rápida de elaborar.
Precisamos de fatias de pão de forma (eu prefiro sem côdea), mozzarella fresca cortada em finas rodelinhas, o mesmo relativamente ao tomate, e um pouco de molho pesto (eu utilizo de compra). Barra-se uma das fatias com uma colherzinha de molho, coloca-se a mozzarella e o tomate, e por fim coloca-se a outra fatia de pão. Leva-se a tostar na sanduicheira.

Eu servi com uma salada de mistura de alfaces, rúcula e tomate temperada com flor de sal, azeite, vinagre de framboesa e ervas finas.

Bom apetite!

What kind of breakfast are you?

You Are Eggs
Traditional and totally grown up, you truly believe that breakfast is the most important meal of the day.
You don't skimp on nutrition or quality. You're likely to take the time to make yourself a decent meal each morning.
You're a great cook, even if you aren't a showy one. You can make a feast out of simple ingredients.
The food you eat may be basic, but you prefer to think of it as classic.